Projeto lúdico leva cultura e conscientização aos alunos

Na Semana da Consciência Negra, a banda Henrique Marques, que integra o projeto “Arte com Arte”, promovido pela Secretaria de Cultura de Limeira, contagiou os alunos do centro infantil Irmã Maria José de Jesus Silva com as apresentações que destacaram a diversidade cultural e as histórias que retratam a trajetória da cultura afro na sociedade.

 

Segundo a coordenadora pedagógica, Marislei Darci Camargo Rocha, as crianças interagiram e dançaram junto com a banda. “A explosão de alegria nos rostinhos das crianças era evidente, tornando nosso dia muito especial. Temos a certeza de que levarão na memória essa deliciosa experiência” destacou.

 

O objetivo do projeto “Arte com Arte” é promover apresentações didáticas para fomentar novas perspectivas e linguagens artísticas com os alunos da rede municipal de ensino.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação.

Arte_Arte_01 Arte_Arte_

Prefeito visita mais duas escolas municipais

Duas escolas da rede municipal de ensino de Limeira receberam a visita do prefeito Paulo Hadich e da assessora executiva da Secretaria de Educação, Isabel Cristina Rossi Mattos. As visitas desta quarta-feira, 26 de novembro, ocorreram nas EMEIEFs( Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Limeira e Prada.

 

O prefeito conversou com servidores das escolas, visitou as instalações e fez questão de entrar em todas as salas de aulas para um bate-papo com as crianças, o que causou muita empolgação nos alunos. Com os professores, Hadich também conversou sobre o conteúdo pedagógico que é ministrado nas aulas.

 

A diretora da escola Limeira, Joseli Maria Bonin Bueno, disse que a visita do prefeito é um processo importante e positivo. “É importante essa proximidade não só para conhecer o trabalho que estamos desenvolvendo, mas, também, as necessidades de cada unidade escolar”.

 

Hadich destacou que as visitas nas escolas são importantes e valorizam ainda mais os servidores que se dedicam para que a educação pública tenha mais qualidade. “Sabemos que educação é um desafio para todos, e investir em educação é um trabalho de longo prazo. Mas, só assim teremos uma educação de qualidade em nossa cidade”.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente.

DSC_1368a DSC_1225a DSC_1268a DSC_1279a DSC_1288a DSC_1317a DSC_1353a DSC_1362a

Atribuição de Classes 27 e 28/11/2014

EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEIEF MAJOR JOSÉ LEVY SOBRINHO EI 2ª ETAPA A MANHÃ LIC.SAÚDE ATÉ 19/12/14
ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEIEF BENEDICTA DE TOLEDO EF MAIS EDUCAÇÃO TARDE 09 H/A SEMANAIS
EMEIEF MAJOR JOSÉ LEVY SOBRINHO EF 3º ANO F TARDE LIC.SAÚDE ATÉ 19/12/14
EMEIEF PRADA EF 1º B TARDE LIC.GESTANTE ATÉ 19/12/14
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEIEF JOSÉ JUSTINO CASTILHO EE SALA DE RECURSOS MANHÃ LIC.SAÚDE ATÉ 18/12/14

Zoológico de Limeira tem espaço de leitura sobre educação ambiental

O novo Zoológico Municipal, inaugurado pela Prefeitura de Limeira na última quinta-feira, 19 de novembro, criou espaços tematizados com objetivo pedagógico. Nestes espaços as crianças recebem informações sobre o meio ambiente e assim é possível agregar o aspecto educativo e ampliar a dimensão do lazer.

 

 

José Claudinei Lombardi, secretário de Educação, destaca que o projeto é de grande importância formativa para as crianças e adultos que visitarão o zoológico. Assim, a possibilidade de um processo informativo e educativo é mais amplo. “A parceria entre o zoológico e a biblioteca pedagógica é mais uma possibilidade de atuação conjunta entre as Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, num momento em que a questão ambiental torna-se premente para a própria sobrevivência da humanidade”, frisou.

 

 

De acordo com a bibliotecária da Secretaria de Educação, Taciana Lefcadito Alvares, a biblioteca pedagógica disponibilizará livros com assuntos relacionados à natureza, animais e educação ambiental. “Pretende-se fazer atividades com contação de histórias utilizando a literatura infantojuvenil. A intenção é conscientizar as crianças sobre a relação do homem com a natureza e ampliar os conhecimentos sobre a fauna brasileira”, informou.

 

 

A técnica ambiental do zoológico, Juliana Munhoz, destaca o projeto como uma forma de promover educação ambiental. “Educação não se faz sozinho. A abertura do Zoológico Municipal não será caracterizada como uma ação isolada. Nosso intuito com este espaço dentro do Zoo é reafirmar nosso compromisso com a educação, pois, para se fazer educação ambiental é necessário antes de tudo educar. A educação é um processo, o qual acreditamos ser construído em rede, ninguém troca conhecimento e experiências sozinho.

 

 

Juliana destacou que existe a intenção de abrir o espaço da educação ambiental do zoológico para professores da rede municipal, de forma que eles possam ter um dia de aula diferenciado utilizando o espaço. “Tanto o Zoo, quanto o Núcleo de Educação Ambiental e a Zooteca fazem parte deste espaço. Pretendemos também estender a parceria para momentos de contação de histórias em um futuro próximo”, comentou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação.

DSC_0721 DSC_0713 DSC_0712 DSC_0717

Escola municipal promove interação entre crianças e meio ambiente

Alunos da escola municipal Deputado Laércio Corte visitaram o meliponário de Limeira. A visita faz parte do projeto de educação ambiental que tem o objetivo de conscientizar as crianças, de forma mais efetiva, sobre o tema. Os alunos do 1º ano (1 e 2) puderam conhecer as diferentes espécies de abelhas e o sistema de produção de mel. O meliponário é uma coleção de colmeias de abelhas de vários tipos, todas sem ferrão.

 

As crianças também aprenderam sobre a necessidade de preservação e o plantio de novas árvores. O meliponário é instalado na rua Candido Portinari,527, Vila Independência. A atividade com os alunos ocorreu durante o mês de novembro.

 

Segundo a vice-diretora, Márcia C. Scarpa Schimitt, para que a realização do projeto fosse completa, todo o desenvolvimento didático foi realizado de forma conjunta entre as três professoras de artes, Rosana Ap. T. da Silva, Cláudia C. D. Almeida e Paula Carolina Piram. As professoras trabalharam para o desenvolvimento do projeto didático que desenvolveu o tema, “Primavera: Para uma cidade com mais árvores”.

 

“Nossa intenção foi desenvolver nos alunos a conscientização mais efetiva com o meio ambiente, onde um das atividades foi aula externa no meliponário. Lá, as crianças aprenderam sobre abelhas sem ferrão e sua importância na polinização das flores e reprodução das plantas”, comentou a vice-diretora.

 

Márcia ressaltou que além de aprender sobre a preservação, polinização, diferenças sobre as diversas espécies de abelhas e qual a função de cada uma na natureza, os alunos aprenderam também sobre manutenção da vida no planeta Terra. “Eles adoraram o contato com as abelhas sem ferrão. O passeio foi bastante produtivo para ampliar o conhecimento sobre o que representa o meio ambiente em cada um deles”, destacou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Alunos conhecem história do Brasil por meio da arte

O tema histórico da Proclamação da República, comemorado em 15 de novembro, foi objeto de estudo na aula de arte do Centro Infantil “João Ari Cason”, em Limeira. As crianças tiveram contato com algumas imagens que reproduzem a época. O projeto ministrado durante este semestre teve a intenção de levar ao conhecimento das crianças, não só a história política do país, mas, também o interesse pela arte.

 

De acordo com a professora da disciplina de artes, Edna Ferreira, a história do Brasil e o panorama político de antes e de agora puderam ser observados e conhecidos pelas crianças, por meio das obras de arte, inclusive de Romero Britto. “Através das produções artísticas, os alunos puderam observar que a arte também faz parte da construção histórica de um povo, ressaltando sua cultura e sua identidade”, destacou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

Escola_Arte_03 Escola_Arte_01 Escola_Arte_02

 

 

Pais e comunidade comemoram aniversário de escola municipal

Para comemorar o aniversário de 20 anos, o Centro Infantil “Caroline Pardo Campos Freire”, instalado no bairro Jardim do Lago, em Limeira, promoveu a 2ª Festa da Família. O evento trouxe as famílias das crianças e também a comunidade para interagirem com as atividades desenvolvidas na escola. O encontro ocorreu na última sexta-feira, dia 21 de novembro.

 

 

O evento contou pela primeira vez com a presença dos pais da patronesse da escola, Caroline Pardo Campos Freire. Foi também notável a presença dos pais dos alunos que acompanharam orgulhosos os filhos nos dois períodos que ocorreram o evento, tanto na parte da manhã, quanto no período da tarde. “Tivemos o privilegio de receber os pais da Caroline nesta festa de aniversário da escola. O nosso trabalho com os pais dos alunos acontece durante todo ano. Com isso, é possível perceber a participação da família, sempre de forma intensa nos trabalhos e projetos que desenvolvemos”, frisou a coordenadora pedagógica Elisangela de Jesus Barbosa Alvarinho.

 

 

Segundo Elisangela, neste projeto foi possível trabalhar a conscientização do uso correto da água com as crianças do maternal. O evento contou com o trabalho voluntário dos pais. Eles expuseram objetos e brinquedos produzidos com ajuda das crianças. “Com este trabalho conseguimos aproximar ainda os pais dos seus filhos e também das atividades desenvolvidas pelas crianças no ambiente escolar”, comentou.

 

 

Durante a comemoração, as crianças fizeram apresentações de dança com base na história de 20 anos de existência do centro infantil. Segundo a vice-diretora da escola, Silvana Pereira Chaves Manfrê, é importante que haja sempre o fortalecimento na relação da escola com os pais e a comunidade, de forma que os aproxime cada vez mais da rotina escolar. “Se não houver esse elo entre escola e família, não é possível caminhar. A confiança de ambos é fundamental para o desenvolvimento educacional de cada criança. Estamos felizes com o retorno positivo deste projeto”, salientou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação.

Pais da patronesse 1013620_820666434641804_8005190219058668783_n 1554479_820666301308484_5322342893090269097_n 1723402_820666831308431_5870607358425935554_n 10382148_820666381308476_7058821759295668181_n 10420385_820666511308463_3678647660480626841_n 10556444_820666921308422_6149517996344981781_n 10624807_820666647975116_4788328065750899959_n 10806359_820666884641759_3397241257252552370_n Nova imagem Nova imagem5 Nova imagem6 Nova imagem7 Nova imagem 1 Nova imagem 3

Escola de Limeira aproxima pais, alunos e professores durante exposição

A escola municipal de Limeira, Major José Levy Sobrinho, realizou a Feira de Integração Comunidade Escola, uma exposição montada com os trabalhos realizados durante 2014 pelos alunos do 1º ao 5º ano da instituição. O evento aconteceu na quarta-feira, 19 de novembro.

 

Segundo a diretora da escola, Maria Helena Schuveter, a feira, aberta aos pais e a comunidade, foi o momento de maior integração entre as famílias dos alunos e a instituição. “Os pais ficam admirados ao verem todo o processo dos trabalhos dos filhos, é algo que eles não tem a percepção”, acrescentou.

 

A professora do 4º ano, Edilaine Cristina de Souza, explicou que os projetos foram desenvolvidos conforme as disciplinas. “O objeto era trabalhar com todas as áreas de conhecimento, além de ter o enfoque na oralidade dos alunos”.

 

Janaina Deliberali Azevedo, mão de uma aluna do 1º ano, elogiou o trabalho e disse que a impressão deste evento foi muito interessante. “É a primeira vez que minha filha participa desse tipo de projeto e não imaginava que eles desenvolviam tantas coisas na escola”, falou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

10309170_820639511311163_4567326945450041750_n 984237_820639431311171_5974541070100142799_n 988961_820639407977840_188515339474084702_n 1907980_820639454644502_5073597036998798814_n

Projeto com alunos marca comemoração do Dia da Bandeira em Limeira

A comemoração do Dia da Bandeira coloriu a escola municipal Murilo Lemos Mendes da Silva, no Jardim Piratininga, com as cores verde, amarelo, azul e branco. Durante a apresentação realizada nesta quarta-feira, 19 de novembro, as crianças usaram pompons de papel para formar a bandeira do Brasil. O projeto foi desenvolvido com o objetivo de despertar o civismo e o amor à pátria.

O prefeito Paulo Hadich acompanhou a comemoração e falou aos pais, aos professores e gestores sobre a emoção em participar de uma apresentação realizada pelas crianças, e que marca uma data importante. “Foi a bandeira mais bonita que nós vimos hoje. Parabéns para as crianças, aos professores, monitores e pais”.

Hadich também destacou a participação da família nos trabalhos desenvolvidos na escola e que a aproximação dos pais no ambiente escolar é positiva para todos. “A família participa da escola e possibilita a escola conhecer a família. É importante que a família se aproprie do trabalho complementar desenvolvido na escola, essa relação contribui para construir cidadãos sérios para a nossa sociedade”, reforçou.

A vice-diretora da escola, Roselene Druzian Lopes, explicou que o projeto foi desenvolvido durante o terceiro trimestre e seguiu as diretrizes estabelecidas no currículo pedagógico da Secretaria de Educação. “Nossa equipe foi além das atividades de caderno, nossa preocupação foi despertar nas crianças o conceito da frase ‘Ordem e Progresso’, e o que isto representa para o nosso país”, frisou.

Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos: Wagner Morente.
DSC_7113a DSC_6895a DSC_6938aa DSC_7060a DSC_7082a DSC_7095a

 

Mais escolas são beneficiadas com recursos

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, realizou assinaturas do convênio do Programa Dinheiro Direto da Escola Municipal (PDDEM), com mais quatro unidades da rede municipal de ensino. O programa tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica, dando suporte para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas. As assinaturas ocorreram na manhã desta segunda-feira, dia 17 de novembro, na escola Professora Maria Flora de Castro Rodrigues.

 

O prefeito Paulo Hadich falou aos gestores e pais presentes na cerimônia sobre a importância de se buscar a qualidade na educação municipal. “Nossa maior preocupação é melhorar nossos indicadores nacionais, e acreditarmos que através da educação é possível melhorar nosso país”, frisou.

 

Hadich explicou que o dinheiro continuará sendo bem utilizado nas escolas, porém, agora ele será utilizado de forma correta. “Quero destacar a confiança que sempre depositamos em nossos gestores escolares, mas, a partir de agora vamos todos caminhar juntos e buscarmos sempre as alternativas corretas”, reiterou.

 

O secretário de Educação, José Claudinei Lombardi, destacou que as crianças têm o direito de saber para que serve e quais os benefícios que o programa irá trazer para a educação de cada um deles. “O que acontece aqui, hoje, será muito importante para as nossas escolas. A escola de vocês vai receber dinheiro para melhorar cada vez mais onde vocês estudam. Quero agradecer a todos que se empenharam para sanar todas as dificuldades e que daqui para frente possamos utilizar o dinheiro da melhor forma possível”, disse.

 

As escolas Professora Maria Flora de Castro Rodrigues, Professor Ismael Pereira Lago, Governador Mario Covas e Professor Noedir Tadeu Santini, foram as unidades escolares contempladas com as assinaturas desta etapa.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos: Gustavo Martins
DSC_4752 DSC_4701 DSC_4702 DSC_4708 DSC_4711 DSC_4716 DSC_4719 DSC_4721 DSC_4722 DSC_4723 DSC_4724 DSC_4726 DSC_4743 DSC_4745 DSC_4747 DSC_4751