Educação abre inscrições do ProJovem em Limeira

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, abriu as inscrições para o ProJovem Urbano, educação voltada para jovens de 18 a 29 anos. As inscrições podem ser feitas na escola Professor Nestor Martins Lino, somente no período da noite, das 19h às 22h. Na Secretaria de Educação, a inscrição será realizada na sala 45, das 8h às 17h. Os interessados também podem se inscrever no PAT ( Posto de Atendimento ao Trabalhador), localizado no Pátio Office (anexo ao Pátio Limeira Shopping).

De acordo com Jacqueline Soares, chefe do setor de Jovens e Adultos, da Pasta de Educação, podem se matricular jovens que saibam ler e escrever e que não possuam a 8ª série do ensino fundamental. A coordenadora também explica que as alunas que tenham filhos de 4 a 8 anos podem levá-los para a escola. “Temos acolhedoras que ficam com as crianças em momentos de recreação”, frisou.

O aluno que frequentar as aulas, tiver 75% da frequência e entregar seus trabalhos, receberá uma bolsa auxílio. Ao todo são 18 meses de curso e os estudantes que concluírem os módulo recebem os certificados de ensino fundamental 2 e um certificado de qualificação profissional em Administração.

O curso oferece as disciplinas de inglês, português, matemática, ciências da natureza, ciências humanas, qualificação profissional (arco administração), participação cidadã e informática.

As aulas serão ministradas na escola Professor Nestor Martins Lino, localizada na avenida São Sebastião, 1.101, Vila Camargo, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h.

O início das aulas está previsto para 17 de novembro de 2014, e para outras informações, entrar em contato pelo telefone 3441-1428.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Educação Especial encerra evento com esporte adaptado

O evento sobre a Educação Especial, que debateu o tema: “Por uma Educação Integral para todos”, promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, encerrou na última sexta-feira, 29 de agosto, com atividades físicas e artísticas voltadas para as pessoas com deficiência. O objetivo foi levar aos educadores o conhecimento dos esportes adaptados, além de proporcionar um dia de descontração e de valorização entre os participantes.

 

Além dos alunos da rede pública de ensino, o evento contou com a participação de entidades parceiras, como a Apae e a Aril. Neste dia, foram realizadas apresentações da fanfarra da Apae, apresentação de danças com os alunos da Aril e atividades esportivas com a participação dos alunos.

 

A chefe do setor de Educação Especial da Secretaria de Educação, Mariluz Altino Barreto, destaca a necessidade da inclusão. “É através desta premissa que a Secretaria de Educação convidou as entidades para unir forças em prol da causa, realizando ações que promovam, incentivem e valorizem a inclusão”, reforça.

Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos: Divulgação
IMG_20140829_090349926 IMG_20140829_090422056 IMG_20140829_091002643 IMG_20140829_091227339 IMG_20140829_092548215 IMG_20140829_093311343 IMG_20140829_094341257_HDR IMG_20140829_094704368 IMG_20140829_094847933 IMG_20140829_094915934

Educadores e poder público estabelecem ações para educação especial

DSC_2709a DSC_2710a DSC_2719aA Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, 28 de agosto, o primeiro dia de Encontro da Educação Especial, com o tema “Por uma Educação Integral para todos”. Neste primeiro dia, realizado no Teatro Nair Bello, foi ministrada uma palestra com reflexões a partir da teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas, com a palestrante professora Juliana Campregher Pascoalini, da Unesp de Araraquara. O evento reuniu educadores e entidades parceiras do projeto.

 

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Paulo Hadich parabenizou o evento e ofereceu apoio do poder público às pessoas com deficiência, para que, segundo ele, seja possível construir uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. “Ganha-se muito, quem aprende a viver com a deficiência. Vamos lutar para que possamos construir um ambiente adequado e que atenda todas as necessidades dos portadores de todos os tipos de deficiência”, frisou o prefeito.

 

O secretário de Educação, José Claudinei Lombardi, falou sobre a importância da inclusão escolar em tempo integral, e que a cada dia aumenta no país o número de pessoas com deficiência. “A educação integral significa a formação integral do homem. Todas as crianças, inclusive as com deficiência, têm o direito de se desenvolver de forma plena”, salientou.

 

Ainda de acordo com Lombardi, a Secretaria de Educação, juntamente com todo o Executivo, entendem a necessidade e consideram de fundamental importância a inclusão de crianças com deficiência nas escolas. “É importante que as escolas tenham condições de fazer um trabalho de socialização no ambiente escolar, principalmente com as demais crianças que precisam se conscientizar e conviver com a criança com deficiência”, ressaltou.

 

À tarde, o evento continuou com uma mesa redonda intermediada pelo secretário de Esporte e Lazer, José Luiz Rodrigues. A palestra provocou reflexões entre os educadores, principalmente da área de Educação Física, sobre o tema: “Esporte Adaptado: relatos de experiências e os enfrentamentos por uma prática inclusiva”. O evento continuou nesta sexta-feira, 29 de agosto, com atividades esportivas e artísticas com a participação dos alunos com deficiência.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente.

DSC_3403a DSC_3440a DSC_3444a

Educação realiza cadastramento para vagas em creches

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, dará início nesta quinta-feira, 28 de agosto, ao último cadastramento de 2014 para as vagas em creche, do projeto Creche com Fila Única. As vagas são para o período integral e destinadas para crianças de 0 a 3 anos.

 

Segundo Maria Helvira Hansen Martins, chefe do Serviço Social da Educação, o interessado deve ligar para o serviço social, pelo telefone 3404 1843, e fazer o agendamento de uma data para realizar o cadastro. “O cadastramento valerá para quem nunca se inscreveu, ou seja, para os que estão procurando uma vaga em creche na rede pública pela primeira vez”, explicou.

 

Em relação às vagas, Helvira ressalta que o cadastro segue a ordem de chegada. Quando existe a liberação de vagas, elas são preenchidas. “Vale lembrar que teremos uma diminuição significativa no déficit. Isto acontecerá após as construção das cinco primeiras novas creches, e também conseguiremos atingir um bom número com as matrículas no final do ano”, frisou.

 

O período para fazer este cadastramento será até o final do mês de setembro. O próximo cadastramento será somente em 2015.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Alunos de Limeira comemoram Dia do Folclore

Com o intuito de resgatar valores e conscientizar os alunos quanto às diferenças culturais, sociais e de gênero, a escola municipal Deputado Laércio Corte, do bairro Vista Alegre, celebrou o Dia do Folclore com apresentações de lendas, cantigas, teatro, paródias, brincadeiras e danças. O evento que trabalha o projeto sobre o folclore brasileiro ocorreu na última sexta-feira, 23 de agosto.

A professora Daniela Leo explicou que o projeto trabalha a cultura e o respeito às diferenças por meio da arte e que desta forma fomenta o resgate e a valorização da diversidade na cultura de raiz.

Durante as apresentações, Walmir Alves Pereira, diretor da unidade escolar, ressaltou que o resultado foi satisfatório e enfatizou o envolvimento e a união da equipe. “Os alunos se divertiram com o evento e superou as expectativas da equipe”, disse.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

Folclore_01 Folclore_02 (1) Folclore_02

 

Atribuição de Classes 28 e 29/08/2014

ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
CEIEF GOVERNADOR MÁRIO COVAS EF 3º ANO D TARDE LIC.SAÚDE ATÉ 17/09
EMEIEF ALDO JOSÉ KUHL EF 2º ANO A MANHÃ VICE-DIRETOR
EMEIEF ALDO JOSÉ KUHL EF REC.PARALELA TARDE VICE-DIRETOR
EMEIEF MARIA THEREZA S. B. CAMARGO EF 3º 4 TARDE LIC.PRÊMIO ATÉ 30/09
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
CEIEF MARIA PAULINA RODRIGUES PROVINCIATTO EF 3º ANO A MANHÃ ED.FÍSICA 3
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
CEIEF GOVERNADOR MÁRIO COVAS EI 1ª ETAPA A MANHÃ LIC.SAÚDE ATÉ 17/09
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
CEIEF MARIA PAULINA RODRIGUES PROVINCIATTO EI 2ª ETAPA A MANHÃ ED.FÍSICA 3
CEIEF MARIA PAULINA RODRIGUES PROVINCIATTO EI 2ª ETAPA B MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO EI M 2 C TARDE ARTES 2
CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO EI 1ª ETAPA A TARDE ARTES 2
CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO EI 1ª ETAPA B TARDE ARTES 2
CI JOSÉ REINALDO RIBEIRO BRUGNARO EI 1ª ETAPA C TARDE ARTES 2
CI LUCINDA TANK KUHL EI M 2 B MANHÃ ARTES 2
EMEI MINERVA JORGE GABRIEL SANTI EI 2ª ETAPA A MANHÃ ARTES 2
EMEI MINERVA JORGE GABRIEL SANTI EI 1ª ETAPA A MANHÃ ARTES 2

Convite

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, convida a imprensa para prestigiar o Encontro da Educação Especial, que acontecerá no Teatro Nair Bello, nos dias 28 e 29 de agosto. O evento trabalhará o tema: “Por uma Educação Integral para Todos”, que tratará da construção de uma sociedade mais igualitária, que busca respeitar as diferenças e cumprir os direitos garantidos na Constituição Brasileira.

 

Serviço:

 

Dia 28 de agosto

Palestra, Mesa Redonda e Sessão Cine Inclusão

Horário: 8h30

Local: Teatro Nair Bello – Secretaria da Educação

(Parque Cidade de Limeira – rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João)

 

Dia 29 de agosto

“A Arte e o Esporte em benefício da Inclusão”

Atividades esportivas e artísticas com a participação dos alunos com deficiência

Horário: 8h

Local: Parque Cidade de Limeira

(Rua João Kühl Filho, s/nº – Vila São João)

Prefeitura promove curso de especialização para gestores da rede pública

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, realizará o lançamento oficial do curso de Especialização em Gestão Escolar, no próximo sábado, 30 de agosto, a partir das 8h, no Centro de Formação do Professor, no Parque Cidade. O curso teve início em junho, com atividades à distância, e tem o objetivo de possibilitar que cursistas, tutores e diretores se conheçam presencialmente para discutir a estrutura e o conteúdo geral do curso, além de sanar possíveis dúvidas e dificuldades técnicas.

 

Durante o curso também serão esclarecidos detalhes do Plano de Intervenção e sobre o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), além de outras orientações importantes, como atividades virtuais, atividades presenciais, frequência, e outros. O evento contará com a parceria da escola de gestores da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). A ação é uma formação do MEC (Ministério da Educação), desenvolvido pela UFSCar.

 

A chefe do departamento de supervisão da Secretaria de Educação, Sandrine Cristina Ibañes Rossini, ressalta que esta é a primeira vez que Limeira será polo desta ação. Conforme Sandrine, o curso servirá para fortalecer a atuação do diretor na escola. “Para nós, este curso, além de ser ministrado pela universidade mais conceituada no curso de Pedagogia, pelo MEC, a UFSCar, mostra que estamos na mesma linha de trabalho de formação com os nossos gestores escolares. É muito importante que estejamos de acordo com o plano de ação vigente”, explicou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

 

Aluno de escola municipal de Limeira conquista 1º lugar em concurso

O aluno limeirense, Murilo Proveza da Silva, da escola municipal Professor Creso Assumpção Coimbra, conquistou o primeiro lugar no concurso infanto-juvenil de pintura e colagem na Copa, idealizado pelo Centro do Professorado Paulista. A premiação ocorreu na capital paulista, na última sexta-feira, 22 de agosto. O concurso teve o objetivo de potencializar as atividades artísticas na área pedagógica e educacional.

 Murilo destaca a matemática como sendo a sua disciplina predileta, mas também adora desenhar. “Achei muito legal o concurso e gostei muito dos prêmios. Foi minha tia quem avisou que eu tinha conquistado o 1º lugar. Todo mundo ficou feliz”, contou com entusiasmo.

 Nesta edição, os alunos receberam um tablet e uma camiseta da seleção brasileira, conforme o regulamento do concurso.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

10339460_711494052254610_6715577575391460230_o 10515174_711489758921706_2846837351190168945_o

Centro Infantil trabalha cultura africana e diversidade com crianças

A Escola Municipal Caroline Pardo Campos Freire, do Jardim do Lago, encerrou na última sexta-feira, 22 de agosto, o projeto “Africanidade”. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, e trabalhou a cultura africana e a diversidade com todos os alunos do centro infantil.
 
 
 
A professora coordenadora Elisangela de Jesus Barbosa Alvarinho salientou que o objetivo deste trabalho, além de mostrar às crianças os costumes do povo africano, foi também de conscientizar sobre as questões das diferenças, como igualdade, respeito e valores. “A escola inteira trabalhou o tema. Utilizamos as danças e a contação de histórias para que as crianças tivessem um entendimento maior sobre a cultura africana.”
 
 
Elisangela explica que o trabalho foi completo e aprofundado porque teve a participação intensa de toda a equipe escolar, que procurou trabalhar de forma interdisciplinar. “Além dos professores, nós contamos também com as monitoras que fizeram um trabalho de recreação, com brincadeiras originárias da África. Foi um trabalho em conjunto, porém, com ações diferentes”, citou.
 
 
Conforme a coordenadora, a cultura deve ser trabalhada o ano inteiro nas escolas. “Não temos que ter datas comemorativas para falar de diversidade com os nossos alunos. Buscamos trabalhar essas questões o tempo todo”, frisou.
 
 
A equipe de coordenação e gestão da unidade escolar fez questão de destacar que o objetivo maior deste projeto foi conscientizar, mas, mais do que isso, mostrar o valor de cada um, independente de raça, cor e condição social. Para isso, é importante a participação intensiva dos pais e comunidade, no sentido de conhecer os trabalhos desenvolvidos na escola.
Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos: Eduardo Zanzirolamo 
IMG_20140822_143919811_HDR DSC_2320a DSC_2324a DSC_2328 destaque IMG_20140822_143337709 IMG_20140822_143423831 IMG_20140822_143552088