Escola de Limeira trabalha paisagens e lateralidade em projeto interdisciplinar

Os alunos do 2º ano 2, da escola municipal, Professor Noedir Tadeu Santini, localizada no bairro Parque Nossa Senhora das Dores, realizaram ontem, dia 28 de outubro, a apresentação e a exposição do projeto interdisciplinar, que trabalhou as diferentes paisagens, identificando as características do campo, da floresta e da cidade.

 

A professora da turma, Sheila A. Brasil Farias, o foco do trabalho foi trabalhar a localização espacial, o trabalho com figura geométricas e valorização da identidade de cada um. “Ao estudar as diferentes paisagens, os alunos deveriam identificar o que é bom e o que é ruim de cada um dos locais estudados. A história de vida de cada um é que iria determinar a construção das paisagens construída por cada aluno”, destacou.

 

Sheila informou que o trabalho está sendo desenvolvido desde de maio, com a participação efetiva dos alunos.” As crianças trouxeram embalagens de produtos recicláveis para desenvolver a maquete , mostrando o que cada um entendeu sobre as características do campo, da floresta e da cidade”, frisou.

 

Além das paisagens, neste projeto também foi possível desenvolver a lateralidade, ou seja, definição do lado direito e do lado esquerdo, por meio de canções infantis.

 

Para a aluna, Kauany Gabrielli Lima das Neves, de 8 anos, o trabalho trouxe bastante conhecimento, mas a energia eólica foi a que mais chamou a sua atenção. “A energia eólia serve para extrair a energia elétrica, como acender as luzes. Tudo foi muito importante e divertido”, destacou.

 

Nicolas dos Santos Souza, também de 8 anos, o trabalho foi possível de ser realizado, porque teve a participação de todos, aprender sobre o ar, foi o que ele mais gostou. “Todos nós com a ajuda da professora Sheila, desenvolvemos o trabalho, aprendemos bastante com esse projeto”, salientou.

 

Os alunos Vitor Raul Moraes Peixoto e Natan Henrique Nascimento Pinto, destacaram as curiosidades da floresta e do campo. “O que eu mais gostei foi fazer atividades que envolviam a floresta. Aprendi que as árvores em volta do rio deixa ele mais limpo. Não podemos causar poluição nos rios para que podemos consumir água limpa”, informarão os alunos.

 

Para Giovanni Alves Freitas e Lohany Alves Simplício, a cidade despertou várias curiosidades. “Devemos preservar a nossa cidade e não jogar lixo no chão. Na cidade há muitas casas e sinais de trânsito que de vemos respeitar, além de não buzinar próximo aos hospitais”, declaram.

 

O campo também foi lembrado pelos os alunos Gabriel Valdir da Silva e Lukas Pereira, como um assunto importante, já Lukas também lembrou sobre a lateralidade que aprenderam. “ No campo há poucas casas, mas há mais natureza e principalmente, muitos animais que devemos cuidar. Aprendemos omo identificar o lado direito e o lado esquerdo, foi muito divertido”, destacaram as crianças.

 

A apresentação de todos os trabalhos foi realizado com a presença dos pais, que tiveram participação importante e efetiva para a realização do projeto.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Michele Pampanin.

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Hadich acompanha atividades desenvolvidas em centro infantil

O Centro Infantil José Reinaldo Ribeiro Brugnaro, do bairro Jardim Brasil, recebeu a visita do prefeito Paulo Hadich, que foi acompanhar os trabalhos realizados e conversou com a equipe da unidade escolar sobre a estrutura do local. No encontro, que ocorreu nesta terça-feira, 28 de outubro, o prefeito também foi convidado para participar da formatura dos alunos que será realizada em dezembro deste ano.

 

O prefeito foi recebido pelas crianças e passou momentos descontraídos, com muitos sorrisos e brincadeiras. Um fato bastante curioso chamou a atenção, a escola é conhecida por ter vários irmãos gêmeos, no total, são cinco.

 

De acordo com a diretora, Araciana Rovai Cardoso Dalfré, a escola existe há quase 40 anos e recebe crianças de aproximadamente 60 bairros da cidade. Na oportunidade da visita, todos os servidores do centro infantil também conversaram com prefeito.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos:Michele Pampanin.
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Escola de Limeira orienta mães sobre a prevenção do câncer de mama

A escola municipal Professora Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, do bairro Novo Horizonte, realizou o fechamento da campanha Outubro Rosa. O evento ocorreu na última sexta-feira, 24 de outubro, e teve o intuito de orientar as famílias da comunidade escolar quanto à importância da prevenção contra o câncer de mama.

 

Na semana de 20 à 24 de outubro, os alunos do berçário ao 5º ano levaram para as casas diversos cartões, bexigas com mensagem, panfletos com o passo a passo do autoexame e cartazes confeccionados por eles com o apoio das professoras, além de recitarem poemas sobre o tema tratado.

 

“Nossa intenção foi alertar as mulheres, especialmente as mães da comunidade local sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O trabalho foi muito elogiado pelas mães, e muitas relataram que desconheciam o modo correto de se fazer o autoexame”, informou a diretora, Daiane dos Santos.

 

Ainda de acordo com Daiane, os alunos também compreenderam a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama. Como forma de homenagear todas as mulheres e fixar essa data para os alunos, neste dia todos os funcionários da unidade escolar foram trabalhar com roupa cor-de-rosa e receberam de presente um laço símbolo da Campanha.

Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos: Divulgação
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Atribuição de Classes 30 e 31/10/2014

ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEIEF JOSÉ ROBERTO BRAZ EF 4º ANO 1 MANHÃ LIC.SEM VENCIMENTOS
EMEIEF CLARA MONZONI LANG EF 1º ANO TARDE LIC.SAÚDE ATÉ 19/12/14
EMEIEF WALDEMAR LUCATO EF 4º ANO C TARDE PROF.COORD.
ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
EMEIEF NESTOR MARTINS LINO EF 1º ANO 2 TARDE ARTES 3
EMEIEF NESTOR MARTINS LINO EF 1º ANO 3 TARDE ARTES 3
EMEIEF NESTOR MARTINS LINO EF 2º ANO 3 TARDE ARTES 3
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEI ZÉ CARIOCA EI 1ª ETAPA MANHÃ LIC.SAÚDE ATÉ 04/12/14
EMEIEF MARIA APPARECIDA DE LUCA MOORE EI ETAPA I TARDE LIC.GESTANTE ATÉ 19/12/14
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
CI LUCÍLIA RAMOS DA SILVA FORSTER EI M II B MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI LUCÍLIA RAMOS DA SILVA FORSTER EI ETAPA I A MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI LUCÍLIA RAMOS DA SILVA FORSTER EI M II A TARDE ED.FÍSICA 3
CI LUCÍLIA RAMOS DA SILVA FORSTER EI ETAPA I B TARDE ED.FÍSICA 3
EMEI MERCEDES STUCHI DUARTE DE MATTOS EI M II B TARDE ED.FÍSICA 3
EMEI MERCEDES STUCHI DUARTE DE MATTOS EI 1ª ETAPA B TARDE ED.FÍSICA 3
EMEI MERCEDES STUCHI DUARTE DE MATTOS EI 2ª ETAPA C TARDE ED.FÍSICA 3
EMEI TURMA DA MÔNICA EI M II A TARDE ED.FÍSICA 3

Escola de Limeira encerra projeto com livro de poesias

O encerramento do projeto Lítero-Cultural “Vinícius de Moraes”, desenvolvido com os alunos do 3º e 4º anos da escola Professora Maria Madalena Vasconcellos da Silva, foi marcado pela desenvolvimento de um livro chamado “O lugar onde vivo”. A intenção do projeto literário foi despertar o interesse dos alunos pela leitura, por meio das poesias do autor. O lançamento do livro e o encerramento do projeto ocorreram na última sexta-feira, 24 de novembro, com a participação dos pais.

 

“Formar cidadãos críticos é o nosso maior objetivo”, frisou a professora e idealizadora do projeto, Maria do Carmo Ramos. Ainda, de acordo com Maria do Carmo, foi proposto neste projeto que a literatura na escola fosse instrumento fundamental para o processo educacional. “Cada etapa do produto estava atrelada ao projeto. O livro é o resultado de todo o trabalho desenvolvido”, destacou.

 

Cerca de 200 alunos participaram do projeto que buscou trabalhar os poemas do poeta Vinícius de Moraes em diversas formas de apresentação.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente.

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Educação promove fórum sobre violência nas escolas

O tema “Violência nas Escolas” foi novamente objeto de reflexão no segundo fórum promovido pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação. O evento que ocorreu ontem, dia 21 de outubro, teve o intuito de promover reflexões e encaminhamentos de como a escola deve se posicionar acerca do tema.

 

O evento contou com a participação dos palestrantes Newton Duarte, professor da UNESP de Araraquara, e do vice-presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Fábio Moraes. O tema “Violência nas Escolas” foi inicialmente abordado pelo professor Newton, como um fenômeno social. “A questão da violência está no cerne da sociedade. A partir das relações entre escola e sociedade é possível compreender melhor o fenômeno da violência”, frisou.

 

Newton ressaltou que a violência na escola não é um fenômeno passageiro tão pouco acidental na sociedade capitalista, e coloca a escola como cumpridora do seu papel de socialização do saber. “É fundamental que a escola cumpra com o seu objetivo de transmitir o conhecimento e acreditar que todos tenham o direito do saber. A melhor forma da escola enfrentar o problema da violência é assumir o seu papel de valorização do conhecimento”, destacou.

 

O vice-presidente da Apeoesp, o professor Fábio Moraes, ressaltou que a escola deve trabalhar com gestão democrática. “Só conseguiremos resolver o problema quando todos tiverem consciência do seu papel, ou seja, é preciso ter união entre a escola, os pais, os alunos e a sociedade”, afirmou.

 

Para a chefe do Serviço Social Educacional da Secretaria de Educação, Maria Helvira A. Andrade H. Martins, o objetivo do fórum foi oportunizar reflexões sobre o tema e buscar coletivamente formas de prevenção.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Michele Pampanin.

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Escola de Limeira promove palestra educacional aos pais

Os alunos da escola municipal Professor José Justino Castilho, do bairro Santa Eulália, participaram da 1ª Exposição de Arte realizada na unidade escolar. Durante o evento também foi realizada uma palestra aos pais, e trabalhou o tema “Faça de seu filho um vencedor”. A ação teve a intenção de desenvolver reflexões e orientações aos pais e ocorreu na sexta-feira, 10 de outubro.

Conforme a diretora da escola, Andreia Ventura, na exposição foram divulgados todos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do ano letivo, com o objetivo de aproximar a comunidade do ambiente escolar. “Esses trabalhos foram desenvolvidos pela orientação das professoras Silvia Somera, Sandra Limeira e Valdelice Caires. Na palestra contamos com um número bastante positivo dos pais, visto que a palestra foi pertinente às necessidades das famílias”, salientou.

 

Após a palestra, houve a abertura da exposição que pode ser visitada pela comunidade que aprovou a medida e gostou dos trabalhos desenvolvidos.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

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Educação abre inscrições para curso de coordenação pedagógica

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, informa que estão abertas as inscrições para a segunda oferta do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica desenvolvido em parceria com a UFSCar. O curso é destinado aos profissionais que exerçam a função de coordenador pedagógico, professor coordenador, professor mediador ou professores que atuem nestas atividades e diretores. A inscrição deverá ser realizada de 8 de outubro até 9 de novembro de 2014, pelo site: http:www.cfge.ufscar.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=47893

 

A inscrição dos coordenadores que atuam na rede municipal deverá ser feita na Secretaria de Educação. Já, os coordenadores que atuam na rede estadual devem realizar a inscrição através da Diretoria Regional de Ensino.

 

De acordo com a ADE (Agente de Desenvolvimento Educacional) Eliane Quinelato, é um curso oferecido exclusivamente para profissionais em efetivo exercício da função nas escolas públicas da educação básica do estado de São Paulo. “Os interessados deverão possuir diploma de graduação – licenciatura plena, em qualquer área do conhecimento. O curso será realizado de janeiro de 2015 a julho de 2016, com carga horária de 405 horas”, explicou.

 

Os interessados deverão acessar a ficha técnica do curso disponível em: http://www.cfge.ufscar.br/file.php/1/Coordenacao_Pedagogica/cp_ficha_tecnica.pdf e verificar quais os documentos e informações necessários à efetivação da inscrição, indicando o polo mais próximo da unidade de ensino para a realização das atividades presenciais (Provas e Orientações de TCC). Os polos são: Barretos, Guarulhos, Limeira, Osasco, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo I (rede estadual), São Paulo II (rede municipal), Sorocaba, Valinhos e Votuporanga.

 

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: inscricaocp.ufscar@gmail.com ou pelo telefone (16) 3306 6850.

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

 

Escolas municipais começam a receber o PDDEM

O prefeito Paulo Hadich visitou três escolas municipais nesta sexta-feira, 17 de outubro, para a assinatura do Projeto Dinheiro Direto na Escola (PDDEM), que tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica, dando suporte para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas.

 

As assinaturas aconteceram nas escolas municipais, Professora Jamile Caram, Aracy Nogueira Guimarães e Vereador Mauro Sérgio Vieira, que são escolas polos e receberam durante a assinatura as outras unidades escolares das respectivas regiões. Com isto, nesta primeira etapa de assinatura o repasse contemplou 29 escolas da rede municipal. Na próxima semana o restante das escolas serão contempladas com as assinaturas do programa.

 

Hadich destacou a importância destas assinaturas para as unidades escolares. “O nosso objetivo é fazer uma gestão com comprometimento. A partir de agora, o dinheiro do PDDEM será utilizado nas escolas de forma correta”, frisou.

 

O prefeito também falou sobre o desafio de trabalhar na educação municipal, além dos projetos e caminhos para alcançar uma educação de qualidade para as novas gerações. “Estamos trabalhando para que a nossa cidade se torne referência na educação e que todos esses projetos e benefícios que estão sendo trazidos para a cidade possam ser usufruídos, sempre”, salientou Hadich.

 

José Claudinei Lombardi, secretário de Educação, ressaltou que a educação de Limeira não está sendo pensada para que seja uma educação de qualidade passageira. “Estamos lutando para que o mundo das nossas crianças seja melhor que o nosso. Esperamos que cada gestão escolar utilize da melhor foma possível este recurso”, afirmou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente

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Escolas de Limeira recebem o Projeto MudaMundo

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Projeto MudaMundo, apresentará atividades teatrais direcionadas aos alunos das etapas I e II da Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de disseminar valores entre os alunos das escolas públicas do município. A ação ocorrerá na próxima segunda-feira, 20 de outubro, no Teatro Nair Bello, em três horários, às 10h, 13h e 15h30, com espetáculos sobre as histórias do menino João.

De acordo com chefe do ensino fundamental, Adriano Paiva, serão desenvolvidos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes; conforme previsto no currículo municipal. “O objetivo é reforçar às crianças conceitos e valores fundamentais à formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social do país”, destacou.

O MudaMundo é voltado para a disseminação de conceitos e valores básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social tão necessárias nos dias de hoje. É destinado aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, colaborando tanto para a educação quanto para a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades.

“O intuito do projeto é reforçar a importância do professor como exemplo de ética para o aluno, propiciar a discussão de temas como cidadania, meio ambiente, bullying, entre outros, além de discutir sobre o papel da escola na formação do aluno e a importância da presença da família na educação das crianças”, comenta a coordenadora geral do MudaMundo, Cristiane Ostermann.

Segundo Ana Paula Bogmann, gerente de Sustentabilidade da Pernambucanas, o projeto coloca luz em temas fundamentais para a construção de uma educação de mais qualidade na escola pública. “É fácil entender porque a educação é um assunto tão relevante para o País, por isso acreditamos que os projetos incentivados devem de fato ser aplicados no bem maior que é a formação de melhores cidadãos”.

O projeto já atingiu diretamente 57.532 crianças, 9.590 professores, mais de 4 mil escolas públicas e 101 cidades. O MudaMundo patrocinado pelas Pernambucanas já passou por Caraguatatuba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba. Limeira ainda receberá as oficinas de sensibilização do projeto.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura – Lei Federal de Incentivo à Cultura, coordenado pela empresa Signi em parceria com a Pernambucanas.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos:

Teatro MudaMundo_crédito_EHDER_DE_SOUZA  (76) Teatro MudaMundo2_crédito Rômulo Valente