Educação abre inscrições para curso de coordenação pedagógica

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, informa que estão abertas as inscrições para a segunda oferta do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica desenvolvido em parceria com a UFSCar. O curso é destinado aos profissionais que exerçam a função de coordenador pedagógico, professor coordenador, professor mediador ou professores que atuem nestas atividades e diretores. A inscrição deverá ser realizada de 8 de outubro até 9 de novembro de 2014, pelo site: http:www.cfge.ufscar.br/mod/resource/view.php?inpopup=true&id=47893

 

A inscrição dos coordenadores que atuam na rede municipal deverá ser feita na Secretaria de Educação. Já, os coordenadores que atuam na rede estadual devem realizar a inscrição através da Diretoria Regional de Ensino.

 

De acordo com a ADE (Agente de Desenvolvimento Educacional) Eliane Quinelato, é um curso oferecido exclusivamente para profissionais em efetivo exercício da função nas escolas públicas da educação básica do estado de São Paulo. “Os interessados deverão possuir diploma de graduação – licenciatura plena, em qualquer área do conhecimento. O curso será realizado de janeiro de 2015 a julho de 2016, com carga horária de 405 horas”, explicou.

 

Os interessados deverão acessar a ficha técnica do curso disponível em: http://www.cfge.ufscar.br/file.php/1/Coordenacao_Pedagogica/cp_ficha_tecnica.pdf e verificar quais os documentos e informações necessários à efetivação da inscrição, indicando o polo mais próximo da unidade de ensino para a realização das atividades presenciais (Provas e Orientações de TCC). Os polos são: Barretos, Guarulhos, Limeira, Osasco, Ourinhos, Presidente Prudente, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo I (rede estadual), São Paulo II (rede municipal), Sorocaba, Valinhos e Votuporanga.

 

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail: inscricaocp.ufscar@gmail.com ou pelo telefone (16) 3306 6850.

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

 

Escolas municipais começam a receber o PDDEM

O prefeito Paulo Hadich visitou três escolas municipais nesta sexta-feira, 17 de outubro, para a assinatura do Projeto Dinheiro Direto na Escola (PDDEM), que tem a finalidade de prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica, dando suporte para a melhoria da infraestrutura física e pedagógica das escolas.

 

As assinaturas aconteceram nas escolas municipais, Professora Jamile Caram, Aracy Nogueira Guimarães e Vereador Mauro Sérgio Vieira, que são escolas polos e receberam durante a assinatura as outras unidades escolares das respectivas regiões. Com isto, nesta primeira etapa de assinatura o repasse contemplou 29 escolas da rede municipal. Na próxima semana o restante das escolas serão contempladas com as assinaturas do programa.

 

Hadich destacou a importância destas assinaturas para as unidades escolares. “O nosso objetivo é fazer uma gestão com comprometimento. A partir de agora, o dinheiro do PDDEM será utilizado nas escolas de forma correta”, frisou.

 

O prefeito também falou sobre o desafio de trabalhar na educação municipal, além dos projetos e caminhos para alcançar uma educação de qualidade para as novas gerações. “Estamos trabalhando para que a nossa cidade se torne referência na educação e que todos esses projetos e benefícios que estão sendo trazidos para a cidade possam ser usufruídos, sempre”, salientou Hadich.

 

José Claudinei Lombardi, secretário de Educação, ressaltou que a educação de Limeira não está sendo pensada para que seja uma educação de qualidade passageira. “Estamos lutando para que o mundo das nossas crianças seja melhor que o nosso. Esperamos que cada gestão escolar utilize da melhor foma possível este recurso”, afirmou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente

DSC_3985A DSC_0058A DSC_3785A DSC_3801A DSC_3892A DSC_3931A DSC_3954AA

 

Escolas de Limeira recebem o Projeto MudaMundo

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Projeto MudaMundo, apresentará atividades teatrais direcionadas aos alunos das etapas I e II da Educação Infantil e 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de disseminar valores entre os alunos das escolas públicas do município. A ação ocorrerá na próxima segunda-feira, 20 de outubro, no Teatro Nair Bello, em três horários, às 10h, 13h e 15h30, com espetáculos sobre as histórias do menino João.

De acordo com chefe do ensino fundamental, Adriano Paiva, serão desenvolvidos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes; conforme previsto no currículo municipal. “O objetivo é reforçar às crianças conceitos e valores fundamentais à formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social do país”, destacou.

O MudaMundo é voltado para a disseminação de conceitos e valores básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com a transformação social tão necessárias nos dias de hoje. É destinado aos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, colaborando tanto para a educação quanto para a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de cuidados com o meio ambiente e com as cidades.

“O intuito do projeto é reforçar a importância do professor como exemplo de ética para o aluno, propiciar a discussão de temas como cidadania, meio ambiente, bullying, entre outros, além de discutir sobre o papel da escola na formação do aluno e a importância da presença da família na educação das crianças”, comenta a coordenadora geral do MudaMundo, Cristiane Ostermann.

Segundo Ana Paula Bogmann, gerente de Sustentabilidade da Pernambucanas, o projeto coloca luz em temas fundamentais para a construção de uma educação de mais qualidade na escola pública. “É fácil entender porque a educação é um assunto tão relevante para o País, por isso acreditamos que os projetos incentivados devem de fato ser aplicados no bem maior que é a formação de melhores cidadãos”.

O projeto já atingiu diretamente 57.532 crianças, 9.590 professores, mais de 4 mil escolas públicas e 101 cidades. O MudaMundo patrocinado pelas Pernambucanas já passou por Caraguatatuba, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Bauru e Sorocaba. Limeira ainda receberá as oficinas de sensibilização do projeto.

O projeto é uma realização do Ministério da Cultura – Lei Federal de Incentivo à Cultura, coordenado pela empresa Signi em parceria com a Pernambucanas.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos:

Teatro MudaMundo_crédito_EHDER_DE_SOUZA  (76) Teatro MudaMundo2_crédito Rômulo Valente

 

Prefeitura de Limeira parabeniza professores da rede

O Dia do Professor, comemorado nacionalmente hoje, dia 15 de outubro, é um dia de reflexões não só para os professores, mas para a sociedade. Uma data para pensar na verdadeira importância dos educadores na formação de indivíduos e construção da sociedade.

 

O secretário de Educação, José Claudinei Lombardi, destaca o papel do professor na formação das novas gerações e reflete sobre o significado da palavra professor. “Gostaria de lembrar a todos, sobre o verdadeiro significado de nossas atividades, enquanto, professores. O termo professor é aquele que professa, é aquele que transmite conhecimentos e verdades, mas, principalmente, aquele que forma novas gerações”, explicou.

 

Lombardi destacou ainda que a atual gestão está comprometida em cada vez mais melhorar a qualidade da educação, esse avanço foi possível perceber no resultado do último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). “Quero agradecer o empenho de todos os professores, da equipe pedagógica, enfim, de todos os comprometidos neste progresso. Além de conseguirmos manter o índice, em meio a decadência da educação, conseguimos também avançar no processo de qualidade na educação”, frisou.

 

Para melhorar a qualidade da educação, a atual gestão está investindo na formação dos professores, dos monitores, enfim, de todos os profissionais responsáveis por educar e ensinar as crianças.

 

Mensagem do secretário da educação. Veja no link abaixo.

http://youtu.be/JmY9qx_PZK4

 

Nota

A Prefeitura de Limeira alerta os munícipes sobre um possível golpe. Segundo informações passadas à Secretaria de Educação, uma pessoa está se apresentando como representante da prefeitura para vender material pedagógico.

 

O Executivo limeirense ressalta que os materiais usados na rede municipal não são vendidos, e orienta que as pessoas que forem abordadas comuniquem a Guarda Civil Municipal (GCM) pelo telefone 153.

 

 

 

Crianças aprendem sobre uso consciente da água

A escola municipal “Mercedes Stuchi Duarte de Matos”, e também da unidade vinculada Turma da Mônica, desenvolveram durante o mês de setembro o projeto “ Água é vida”. A ação foi desenvolvida de forma intersetorial, entre as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Limeira. O projeto trabalhou com as crianças do maternal 2 e etapas 1 e 2, e teve objetivo de promover a conscientização das crianças sobre a importância da água para os seres vivos e do uso racional pelo homem.

 

A ação envolveu diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, língua portuguesa, matemática, ciências, arte e educação física. A diretora da escola Adriana Zampieri Martinati explicou sobre a importância do trabalho ser desenvolvido em parceria com o Meio Ambiente, que promoveu a palestra “Todos pela água, cuide e economize”, ministrada pelo diretor de educação ambiental, Tiago Valentim Georgete. A palestra foi realizada na reunião pedagógica e envolveu os professores e funcionários da unidade escolar. “Todo este processo foi muito importante para desenvolvermos o projeto com as crianças”, frisou.

 

Ainda de acordo com Adriana, o projeto também recebeu o apoio do departamento de nutrição e merenda da Secretaria de Educação, com palestras sobre a importância da água na produção dos alimentos. “A equipe de técnicas de nutrição ministrou a palestra ‘Alimentação Saudável’, destacando o papel da água em nosso organismo, bem como do peixe em nossa alimentação. Por conta da abordagem da limpeza dos rios e sobrevivência dos peixes, foi realizada a receita ‘Patê do Nemo’, aprovada por toda equipe”, afirmou Adriana.

 

A finalização do projeto ocorreu no dia 30 de setembro, por meio da exposição dos trabalhos realizados e a apresentação das crianças, fortalecendo a integração família/escola. Os pais que visitaram a exposição levaram para as casas sementes de girassol com uma mensagem.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

DSC00629 monica6 DSC00047 DSC00529 DSC00534 DSC00605

Concurso de erradicação do trabalho infantil premia estudantes da rede municipal

O Teatro Nair Bello foi palco na noite desta quarta-feira, 8 de outubro, da premiação de alunos da rede municipal de ensino, que participaram do concurso de atividades sobre a erradicação do trabalho infantil. Esta é quarta edição do evento que tem iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil ao desenvolvimento das crianças.

A competição, que premiou 12 estudantes, foi dividida em quatro categorias que foram Desenho Livre, Verbete de Curiosidades e Carta de Opinião, subdividida para alunos do 4º ao 5º ano e Educação de Jovens e Adultos. Os vencedores foram Diego Rodrigues de Moraes (EMEIEF Creso Assumpção Coimbra), Mariane Freitas de Deus (CEIEF Rafael Afonso Leite), Kauã Rodrigues de Araújo (CEIEF Governador Mario Covas) e José Roberto do Nascimento (EMES Profº Dr. Fernando Antonio Pinto), respectivamente.

Os vencedores levaram pra casa um netbook. Os estudantes que conquistaram o segundo lugar receberam um videogame. Já o terceiro lugar foi premiado com uma bicicleta. Além da entrega dos prêmios, a cerimônia contou com apresentações musicais e teatrais. Alunos do 5º ano da EMEIEF Maria Aparecida de Lucca Moore apresentaram a dança “O Lixo em Movimento”. Já o Grupo PET (Programa de Educação para o Trabalho – Senac) encenaram uma peça “Trabalho? Eu topo, mas só se for escolar!”

De acordo com o vice-prefeito, Antonio Carlos Lima, que esteve presente ao evento, trata-se de um tema de extrema relevância que necessita ser disseminado pela rede de ensino. “Compactuar com o trabalho infantil é ser a favor de violência contra menores. O poder público mantém sua atenção voltada para esta causa e busca erradicar esse mal. A intenção é de que os pais e toda população seja conscientizada por meio dos próprios estudantes”, comentou.

Para a aluna vencedora na categoria Verbete de Curiosidades, Mariane Freitas de Deus, 7 anos, trabalhar só quando ela crescer. “Além de não ser permitido, prejudica a saúde de muitas crianças”, defendeu ela. O estudante Júlio César de Souza Ruela, 10 anos, conquistou o segundo lugar na classificação Carta de Opinião. “Criança não pode trabalhar pois prejudica os estudos. Todo pai ou mãe deveria mandar seu filho para a escola”, lembrou.

A chefe do Serviço Social da pasta, Maria Helvira Hansen Martins, defende que as crianças desde cedo aprendam o valor do trabalho e da disciplina, mas não de forma exploratória, como se desenvolve a ação de combate. “É claro que as crianças já entendam os valores de colaboração, no entanto, nunca no sentido que leve à exploração, e ainda que atrapalhe os estudos e outros direitos”, ressaltou.

 Além dos alunos, estiveram presentes professores, pais e parentes dos premiados. Cerca de 90 escolas da rede municipal participaram do concurso.

Jornalista: Liandra Santarosa

Créditos: Michele Pampanin.

DSC_8834a Destaque DSC_8645a DSC_8653a DSC_8654a DSC_8698a DSC_8702a DSC_8714a DSC_8722a DSC_8743a DSC_8749a DSC_8773a DSC_8792a DSC_8806a DSC_8809a DSC_8812a DSC_8821a

 

Projeto lúdico fomenta leitura entre alunos de Limeira

A escola municipal “Mercedes Stuchi Duarte de Matos” e a unidade vinculada Turma da Mônica estão desenvolvendo o projeto “Maleta Viajante”. O projeto teve início no fim de agosto com a participação dos alunos de 4 e 5 anos, das etapas 1 e 2. O objetivo é incentivar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário e despertar a imaginação e a criatividade nas crianças.

 

A iniciativa faz parte dos projetos itinerantes que a escola está desenvolvendo com as crianças. O trabalho também busca aumentar a interação e a aproximação dos pais com a unidade escolar. A diretora Adriana Zampieri, salienta que o projeto de leitura é um dos mais importantes para o desenvolvimento escolar do aluno, pois, ele faz parte do conteúdo de boa parte das áreas do conhecimento.
“As crianças e os pais estão gostando muito da ideia de levarem os livros pra casa. Assim como as crianças, os pais também se beneficiam com a leitura”, frisou.
A “Maleta Viajante” percorrerá as casas com os livros e um caderno. Os alunos deverão relatar tudo que aprenderam com as leituras, sempre por meio de textos e desenhos.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

DSC00080 DSC00073

Nota

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, informou que as inscrições para o processo seletivo simplificado 05/14 do ProJovem Urbano ( Programa de Inclusão de Jovens e Adultos) Mec/Secadi, foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 16 de outubro, pelo site da Prefeitura, através do endereço eletrônico:http://www.limeira.sp.gov.br/sme/ps05/2014.

O processo seletivo deste ano irá oferecer dez vagas, sendo uma para educador de matemática, uma vaga para educador de língua portuguesa, uma vaga para educador de ciências humanas, uma vaga para educador de ciências da natureza, uma vaga para educador de qualificação profissional, uma vaga para educador de participação cidadã, duas vagas para acolhedores e uma vaga para assistente administrativo.

As aulas estão previstas para iniciar no dia 17 de novembro de 2014, e acontecerão na escola municipal Professor Nestor Martins Lino, no horário das 17h às 23h. A duração será de 18 meses ininterruptos.

Para outras informações, o edital do concurso está disponível para consulta no Jornal Oficial do Município, publicado no dia 27 de setembro de 2014, no site da Prefeitura.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

 

Escola de Limeira desenvolve projeto itinerante com alunos

As crianças da escola municipal Professora Mercedes Duarte de Mattos, e da unidade vinculada Turma da Mônica, estão participando do projeto “Hóspede Especial”. O objetivo é promover a integração família/escola, trabalhando com as crianças a formação de hábitos e valores, por meio de um urso de pelúcia que percorrerá a casa de cada uma das crianças da unidade escolar. O projeto teve início no fim de agosto e só se encerrará quando todas as crianças participarem.

 

“As crianças adoraram a iniciativa e a ideia de levar um amiguinho pra casa. Estamos muito satisfeitos também com a participação ativa das famílias”, declarou a diretora Adriana Zampieri. Ela explicou que o projeto contempla o currículo pedagógico, trabalhando com as crianças o conhecimento de regras, rotina, companheirismo, responsabilidade, amor e respeito.

 

O urso é o hóspede e deve participar de todas as atividades do dia a dia da criança. O intuito é que o brinquedo faça parte da família da criança, assim todos poderão interagir e participar da ação durante os dois dias em que o urso permanecer na residência de cada criança, inclusive, escolher um nome para o hóspede. Os pais ou responsáveis deverão registrar no caderno, que acompanha o urso, a data que ele se hospedou, o nome escolhido, o que fizeram juntos e como a criança reagiu à visita.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

DSC09994 DSC00106 (1) DSC09984 DSC09993