Atribuição de Classes – 28 e 29/04/2016

ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período Tipo de Afastamento
EMEIEF MARIA MADALENA V. DA SILVA, PROFª EF 2º ANO 1 MANHÃ LIVRE
EMEIEF NESTOR MARTINS LINO EF 2º ANO 1 MANHÃ LIC.PRÊMIO ATÉ 24/05/2016
EMEIEF TEM. AVIADOR ARY G. DE CASTRO EF 1º ANO MANHÃ PROF.COORD.
EMEIEF LAÉRCIO CORTE, DEP. EF 1º ANO 3 TARDE LIVRE
EMEIEF MAURÍCIO SEBASTIÃO FERREIRA,PE. EF 1º C TARDE LIVRE
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período Tipo de Afastamento
EMEI CÉLIO SAMPAIO SILVA EI 1ª ET 4 TARDE LIC.SAÚDE ATÉ 20/05/2016
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
CI ORLANDA GRISI ROCCO EI M II 2 TARDE ARTES 2
EMEI TIA NASTÁCIA EI M II 1 TARDE ARTES 2
EMEI TIA NASTÁCIA EI 1ª ET 1 TARDE ARTES 2
EMEI TIA NASTÁCIA EI 1ª ET 2 TARDE ARTES 3
EMEIEF JOSÉ CARVALHO FERREIRA, DR. EI MATERNAL TARDE ARTES 2
EMEIEF LIMEIRA EI 2ª ET A MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI CÉLIA REGINA SCIARRA EI M II 3 MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI CÉLIA REGINA SCIARRA EI 1ª ET 1 MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI CÉLIA REGINA SCIARRA EI 2ª ET 2 MANHÃ ED.FÍSICA 3
CI CÉLIA REGINA SCIARRA EI 2ª ET 3 MANHÃ ED.FÍSICA 3
EMEIEF LIMEIRA EI M II A TARDE ED.FÍSICA 3

Prefeitura de Limeira anuncia chamada de novos professores efetivos

No Jornal Oficial do Município deste sábado, 27 de fevereiro, será publicada a chamada dos novos professores, que prestaram os últimos concursos públicos municipais. Os servidores atuarão nas novas unidades escolares ou nas unidades que ampliaram o atendimento em 2016. Cerca de 160 novos professores serão efetivados.

Segundo a secretária de Educação, Adriana Ijano Motta, o chamado visa completar os cargos livres apurados após o processo de remoção. De acordo com Michel Azevedo, chefe de desenvolvimento de pessoal da Prefeitura, os professores deverão comparecer nos dias 9 e 10 de março para participarem das atribuições de aulas.

 

Serão chamados os candidatos para suprirem as 24 vagas de professor de educação infantil; professores de educação especial, 14 vagas; professor especialista em artes, 56 vagas e professor especialista em educação física, 66 vagas. O nome dos convocados e seus respectivos cargos poderão ser conferidos no Jornal Oficial do Município.

 

Os convocados deverão acessar a área do servidor no site da Prefeitura de Limeira (http://www.limeira.sp.gov.br/sitenovo/service.php?servico=4&categoria=56&item=362) e consultar a relação de documentos para a posse em cargo público, preencher a ficha cadastral e declarações. O prazo para a posse é de até 30 dias contados a partir da data de publicação.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Foto ilustrativa

Concurso2 540x360

 

Alunos de Limeira participam de ação da Semana do Trânsito

Promover a conscientização no trânsito, por meio das crianças, é o intuito da Secretaria de Mobilidade Urbana de Limeira, com apoio do Sest/Senat(Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Sendo assim, os alunos da escola Professora Jamile Caram de Souza Dias participaram nesta sexta-feira, 25 de setembro, do projeto “Cidade do Trânsito”. A ação marca o encerramento da “Semana do Trânsito”.

 

A Cidade do Trânsito consiste na elaboração de um percurso em uma minicidade construída para que as crianças andem a pé, sendo orientadas por agentes de trânsito. Segundo a chefe de educação para o trânsito, Roberta Iza Grau, a atividade tem a intenção de envolver as crianças quanto à importância da educação no trânsito, além de transmitir o conhecimento das leis.

 

“É importante entender que essas crianças serão o futuro. É por meio delas que formaremos adultos conscientes e cumpridores das leis. Esperamos que, com isso, elas possam cobrar os pais quanto à maneira correta de agir no trânsito”, informou Roberta.

 

O gerente do Sest/Senat em Limeira, Juarez Giusti, falou aos alunos que o objetivo desta ação é orientar esta nova geração de futuros motoristas. “Esperamos que vocês sejam representantes de uma nova cultura, que representarão uma segurança maior no trânsito. Desejo que se tornem adultos com práticas corretas no trânsito”, ressaltou.

 

A aluna do terceiro ano, Isabella Bueno Lopes, de 8 anos, disse que aprendeu muito com as orientações fornecidas pelos agentes de trânsito e levará aos pais o conhecimento que adquiriu sobre as leis. “Nós aprendemos que devemos respeitar os pedestres, esperar os carros passarem, respeitar as placas e sempre atravessar na faixa para pedestres”, relatou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Adilson Silveira

Foto Adilson Silveira (1) Foto Adilson Silveira (2) Foto Adilson Silveira (3) Foto Adilson Silveira (4) Foto Adilson Silveira (5) Foto Adilson Silveira (6) Foto Adilson Silveira (7) Foto Adilson Silveira (8) Foto Adilson Silveira (9) Foto Adilson Silveira (10) Foto Adilson Silveira (11)

Alunos da rede municipal de ensino participam de Olimpíada de Matemática

Alunos do 4º ano da rede municipal de ensino de Limeira estão participando da Olimpíada da Matemática. O concurso que escolherá o melhor aluno de matemática da rede, tem o objetivo de proporcionar mais afinidade, além de conscientizar os estudantes quanto à importância da disciplina. A ação promovida pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, teve início nesta semana e ocorrerá em três etapas, até chegar na grande final no dia 11 de novembro.

De acordo com a coordenadora de área de matemática, Sônia Cristina Lorizola dos Reis, a olimpíada foi pensada com a finalidade de proporcionar aos alunos um conceito diferente do que eles muitas vezes avaliam. “Nosso objetivo foi também trabalhar as questões que envolvem o trabalho em equipe para eles saberem lidar com o tempo e conhecer o que é desenvolvido dentro desse conceito. Ou seja, desfazer o mito de que a matemática é difícil”, explicou a coordenadora.

Desde agosto deste ano (2015), os estudantes estão se preparando para a olimpíada. Neste período, foi aplicado um simulado de todo o conteúdo trabalhado em sala de aula. “Os alunos que estão participando desse concurso foram selecionados, por meio de simulados que ocorreram nas escolas. Foi escolhido o melhor aluno de cada sala para participar”, informou Ana Lúcia Alves de Freitas, orientadora de estudo do Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa).

 

CONCURSO:

O concurso foi dividido em três etapas, além da final. A primeira e segunda etapas ocorreram nas escolas. A terceira etapa na Secretaria de Educação. No total, são seis chaves contendo sete escolas. Dessas sete escolas sairá uma vencedora de cada chave. No dia 7 de outubro serão selecionadas três escolas que disputarão a final no dia 11 de novembro. Neste dia será a escolha dos alunos vencedores, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A entrega dos prêmios aos vencedores ocorrerá no dia 13 de novembro, no Teatro Nair Bello.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Fotos: Divulgação

IMG_20150924_101836117[1] IMG_20150924_101850946[1] IMG_20150924_101917324[1] IMG_20150924_103307415_HDR[1]

Alunos de Centro Infantil visitam produtor rural em Limeira

Conhecer de perto a produção de hortaliças e valorizar o produtor rural foram os objetivos da visita que 130 alunos, de 3 a 5 anos, do Centro Infantil Irene Gomes Bortolan, fizeram a uma propriedade rural na terça-feira, 22 de setembro. A iniciativa foi da Prefeitura de Limeira, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Além de aproximar a criança do ambiente rural, houve a preocupação de despertar na criança a importância do meio ambiente e da alimentação saudável. Para tanto, elas observaram todas as etapas para a produção de hortaliças, desde o plantio em bandeja, passando pelo transplante de mudas para o canteiro, até a colheita. Elas, ainda, tiveram contato com as diferentes hortaliças e legumes produzidos no local.

Os alunos foram recebidos por Guilherme Hergert, que produz 25 mil unidades de pés de hortaliças por semana, com a ajuda da esposa, de uma filha e de funcionários. Na propriedade de 14 hectares no bairro do Pinhal, que pertence a seus antepassados desde o século 19, a rotina é pesada: o trabalho começa de madrugada, por volta das 4h. Atualmente, os pés de alface, rúcula e chicória, entre outros, são comercializados na Feira do Produtor Rural, que funciona todas as quartas, no Parque Cidade de Limeira, das 16h às 21h.

Escolas interessadas em mais informações podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, pelo telefone 3451-7309.

Jornalista: Cibele Gianechini

horta 1 horta 2

Professores de Limeira participam de encontro educativo sobre a Bienal

Professores da rede municipal de ensino de Limeira, especialistas em arte, participaram na manhã desta quinta-feira, 24 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal, do Educativo-Bienal. O evento é um encontro de educadores que acompanham a exposição da 31ª Bienal de São Paulo – Obras Selecionadas que serão expostas na Oficina Cultural Carlos Gomes. A iniciativa foi promovida pelas secretarias de Educação e de Cultura, com parceria da Oficina Cultural Carlos Gomes.

O programa de exposições itinerantes da 31ª Bienal contempla dez cidades do Brasil e uma no exterior. A amostra traz diferentes recortes dos trabalhos artísticos, ou seja, muito diferente dos que foram expostos em 2014.

De acordo com a coordenadora de área da disciplina de arte, Tânia Lima Theodoro, o encontro é um espaço para discutir e refletir sobre a vida e arte contemporânea a partir das obras, artistas e conceitos da mostra, ou seja, promover um diálogo com a experiência dos participantes.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

IMG-20150924-WA0000 IMG-20150924-WA0001 (1) IMG-20150924-WA0002

Alunos de Limeira realizam atividades lúdicas para desenvolver leitura

O livro “As Histórias da Dona Baratinha” foi escolhido pela professora Alessandra Roberto Somenhalder, da 2ª etapa da Emeief Professor Noedir Tadeu Santini, para trabalhar os conceitos que envolvem as disciplinas de português, matemática e ciências. As crianças acompanharam na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, no galpão da alimentação escolar, o preparo de um saboroso caldo, assim como ocorre em uma parte da história da Dona Baratinha quando ela prepara um delicioso caldo de feijão para seu casamento.

 

A atividade começou a ser desenvolvida em sala de aula desde o mês de agosto. “Nós escolhemos esse livro, pois possibilita trabalhar vários conteúdos previstos no currículo da Secretaria de Educação. Essa parte que trazemos as crianças ao galpão para acompanhar o preparo do caldo de feijão é uma forma de ilustrar o livro. A Dona Baratinha encontra três moedas de ouro e resolve preparar a receita do caldo para o seu casamento”, explicou a professora Alessandra. Ainda segundo ela, essas questões abordadas no livro possibilitaram desenvolver os conceitos da matemática e também da disciplina ciências.

 

Alessandra explicou que, para trabalhar a disciplina de português foram colados cartazes na sala de aula para que as crianças treinassem a leitura. “O objetivo dessa atividade foi desenvolver na prática as questões demonstradas na narrativa, ou seja, fazer com que as crianças vivenciassem a história, por meio da leitura”, informou.

 

Para Dinogênia Aparecida Severino, de 6 anos, a parte da história que mais despertou seu interesse e irá ajudá-la no seu comportamento na escola foi a hora em que o Dom Ratão caiu da panela de feijão. “Ele não obedeceu a noiva que era a Dona Baratinha, por isso, ele caiu. Gostei muito dessa história”, comentou.

 

Yasmin Freitas Vieiras, também de 6 anos, mostrou que realmente entendeu o significado da história, praticou a leitura e, além disso, aprendeu muito com os ensinamentos da Dona Baratinha. “Gostei muito da parte que a Dona Baratinha pede perdão ao Dom Ratão”, ressaltou Yasmin.

Jornalista: Vanessa

Créditos: Adilson Silveira

Foto Adilson Silveira (1) Foto Adilson Silveira (2) Foto Adilson Silveira (5) Foto Adilson Silveira (6) Foto Adilson Silveira (7) Foto Adilson Silveira (8) Foto Adilson Silveira (9) Foto Adilson Silveira (10) Foto Adilson Silveira (11)

Crianças do centro infantil participam de projeto ambiental

Praticar a conscientização logo no início da vida escolar é uma das metas previstas no currículo pedagógico da Secretaria de Educação de Limeira. Para promover a reflexão sobre as questões relacionadas ao meio ambiente, as crianças do Centro Infantil Vereador Rubens Pinheiro Alves estão participando do projeto “Gota D’ Água”. A iniciativa é realizada intersetorialmente pelas secretarias de Educação e Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. O projeto ocorre na unidade desde o semestre passado, com encerramento previsto para o fim de setembro.

 

Conforme a coordenadora, Mirian Cristina Cazante de Carvalho, o objetivo de trabalhar com este projeto no centro infantil é fazer com que as crianças entendam que são partes integrantes da natureza.

 

“A primeira etapa do projeto iniciou-se com a contação de história do livro ‘Meu Coração é um Zoológico’, que trata do amor e respeito aos animais. Com essa atividade foi possível garantir a participação e o envolvimento ativo das crianças”, explicou. Ainda segundo Mirian, como as crianças atendidas são da faixa etária de 6 meses à 3 anos, o projeto procura incentivar por meio da conscientização e o respeito à natureza.

 

Mirian ressaltou que trabalhar com livro foi o ponto de partida para explorar os animais de estimação dos próprios alunos. “As crianças demonstraram muito interesse e curiosidade sobre esse tema. Cada turma evidenciou as características de seus bichos. A frase ‘A natureza precisa de você, cuide dos animais’ foi a frase que escolhemos para trabalhar de forma que possibilitasse um entendimento maior das crianças sobre o projeto”, informou a coordenadora.

 

As crianças, com apoio das monitoras, realizaram em grupo a confecção de cartazes que inspiraram outras frases relacionadas ao meio ambiente, entre elas: “A natureza precisa de você, economize água” e “Verde que te quero verde”.

 

O cartaz que tratou a preservação da água foi afixado próximo aos bebedouros e chuveiros da creche, ressaltando a importância do uso racional da água. Para trabalhar a frase “Verde que te quero verde”, a coordenadora conta que as crianças saíram no entorno da escola para coletarem folhas, galhos e flores. Foi uma experiência que ajudou as crianças a analisarem as formas, texturas e cores de cada parte da natureza. Aguçando também a curiosidade e as sensações através dos sentidos do tato, olfato, visão e audição.

 

Essa atividade, fora do ambiente escolar, despertou nas crianças a apreciação e o cuidado com a paisagem local. “No decorrer do projeto, além dos temas já citados, nós trabalhamos a seguinte frase: ‘Criança consciente, preserva o meio ambiente’”. Miriam explicou que nas crianças essa frase gerou questionamentos nos aspectos que envolvem a forma de cuidar da natureza, os cuidados com o lixo e sobre a reciclagem. “Assim foram convidados a refletir sobre a reciclagem, além dos danos que ação do homem causa na natureza, por meio de suas atitudes”, destacou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

Pinheiro Alves 1 Pinheiro Alves 2 Pinheiro Alves

Crianças participaram de projeto esportivo neste fim de semana

Incentivar e oportunizar a prática esportiva para além da escola foi o intuito dos professores de educação física da rede municipal de Limeira, Hélio Augusto Gomes de Oliveira e Margarida Ambrósio. Os educadores realizaram, em parceria com o Sesi (Serviço Social da Indústria), um festival de jogos esportivos nas modalidades, futsal e handebol. Ao todo, 72 alunos das escola Maria Degaspare e da escola Limeira participaram do evento que ocorreu neste sábado, 19 de setembro, na quadra do Sesi.

 

“Este evento teve a intenção de promover um intercambio social entre os alunos. É importante ressaltar o apoio da escola Maria Aparecida Degaspare, que disponibilizou todo o material para a realização dos jogos, por exemplo, os meiões, caneleiras, luvas e uniformes para que os alunos pudessem utilizar durante as partidas. Foi também muito importante a participação dos pais, que estiveram presentes no evento incentivando os filhos”, informou Hélio.

 

Andreia Soares Fonseca, mãe do aluno Diogo Soares Fonseca, da escola Maria Aparecida Degaspare, falou sobre a importância das crianças participarem de eventos esportivos. “Ver meu filho participando de um esporte, seja ele qual for, neste caso o futebol, é muito gratificante. Além de fazer bem à saúde, contribui na interação com os amigos e professores. Saber que nós, os pais, fazemos parte disso é muito bom”, ressaltou Andreia.

 

Para Rogério Soldera, pai do aluno Bruno Soldera, da escola Limeira, a contribuição do esporte no desenvolvimento das crianças é muito positiva. “Mesmo sendo de escolas diferentes, é muito importante ver as crianças interagindo uma com as outras. A dedicação dos professores para ensinar os nossos filhos, mesmo estando fora do horário de trabalho, é muito gratificante para nós pais. Quero parabenizar a todos pela iniciativa. Espero que ocorra mais vezes”, salientou Rogério.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

11219021_658724527597426_8732254366085911320_n 11998860_775820195863544_8938980504177582170_n 12006278_658724500930762_906641534613218558_n 12038498_939868259385155_1321197417872983884_n 

 

Escola de Limeira apresenta projetos aos pais e comunidade

A escola municipal Professora Jamile Caram de Souza Dias realizou a “Festa da Primavera” neste sábado, 19 de setembro. O evento aberto aos pais e comunidade teve o intuito de apresentar os projetos desenvolvidos com os alunos, além de mostrar os avanços conquistados pela escola.

 

O prefeito Paulo Hadich participou da festa e falou aos pais sobre o compromisso de buscar cada vez mais a qualidade na educação municipal, por meio das metas do Plano Nacional da Educação (PNE) que já estão sendo superadas. “Nosso objetivo com a educação é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. Nós já conseguimos atingir a meta do Plano Nacional de Educação com o atendimento de 100% da demanda de crianças de 4 e 5 anos”, informou.

 

Hadich também ressaltou que o trabalho efetivo na formação dos profissionais da educação é um dos fatores para o avanço do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que já ultrapassou a meta nacional. “O município melhorou o índice e ultrapassou a média nacional, que é de 4,9. O Ideb em Limeira saltou para 5,5. Nesse sentido é importante concluir que, só é possível construir uma educação de qualidade com ajuda de todos”, finalizou o prefeito.

 

A diretora da escola, Silvana Alves Melo, falou sobre os avanços que a escola vem conquistando. Segundo ela, o PDDE (Plano Dinheiro Direto na Escola) contribui muito para o desenvolvimento estrutural e pedagógico da escola. “Com essa verba mensal é possível realizar a manutenção do prédio, como também manter outros gastos importantes do dia a dia. Nós temos uma ótima avaliação dos pais quanto ao ensino e estrutura da escola”, pontuou.

 

APRESENTAÇÕES:

 

A abertura do evento foi marcada pela encenação de um trecho do filme “O Rei Leão”. Durante todo o evento, o público presente pôde prestigiar as apresentações de danças de todos os alunos da escola, desde a educação infantil ao fundamental.

 

Os pais também conheceram o segundo estágio do projeto “Plantando Batata com Ciência”. De acordo com o pesquisador e idealizador do projeto, José Alberto Caram de Souza Dias, a inciativa tem obtido muitos reconhecimentos, inclusive internacional.

 

“Nosso objetivo principal é conscientizar as crianças quanto à importância da saúde das plantas. Nosso objetivo é divulgar cada vez mais o projeto, que já foi reconhecido em vários países, e recentemente, apresentado em um Congresso na Alemanha” destacou Caram.

 

Outro ponto alto do evento foi o anúncio da empresa parceira da proposta, a Microgeo de Limeira, que destacou o comprometimento e satisfação ao informar que a intenção é propagar a iniciativa para todas as escolas, através de uma cartilha, ou seja, transformar o projeto “Plantando Batata com Ciência” em uma história didática para os alunos.

 

“Nosso intuito é transformar o projeto em uma cartilha. Nós queremos que essa cartilha seja distribuída em todas as escolas e conhecida pelos alunos”, informou o engenheiro e representante da empresa, Paulo Antônio D’ Andréa.

 

A diretora Silvana reforçou que este evento também foi uma oportunidade de trazer os pais à escola. A intenção, segundo ela, é que eles possam conhecer de perto o projeto da batata, que este ano foi inserido ao programa Mais Educação, da Escola em Tempo Integral. “É importante que os pais venham para a escola conhecerem os projetos importantes que estão sendo desenvolvidos, como é o caso da batata”, salientou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Adilson Silveira

Foto Adilson Silveira (1) Foto Adilson Silveira (2) Foto Adilson Silveira (4) Foto Adilson Silveira (5) Foto Adilson Silveira (6) Foto Adilson Silveira (7) Foto Adilson Silveira (12) Foto Adilson Silveira (13) Foto Adilson Silveira (14)