Educação abre inscrições para professores substitutos

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, publicou no dia 24 de setembro, no Jornal Oficial do Município, o edital sobre o processo seletivo para contratação de professores substitutos para a rede municipal, em 2015. As inscrições já começaram dia 25 de setembro e terminam no dia 10 de outubro.

 

De acordo com a chefe do departamento de recursos humanos da Secretaria de Educação, Ezilda Helena Di Giono B. da Silva, as inscrições podem ser feitas pela internet, diariamente no site da empresa que venceu a licitação Makiyama, no endereço: http://www.makiyama.com.br/site/“A Secretaria de Educação também mantém um posto de apoio na sala 36. Vale lembrar que este serviço será para as pessoas que não possuem acesso à internet”, salientou.

 

Ainda de acordo com Ezilda, as dúvidas deverão ser sanadas diretamente no site da empresa conforme previsto o edital do concurso. Os candidatos poderão se comunicar no próprio site pelo canal “fale conosco” e também através do chat. “Este ano contaremos com um número bem maior de inscritos, um bom número de selecionados e garantia de professores para ingressarem na rede no ano que vem”, frisou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

Escola de Limeira comemora 30 anos e relembra história

A comemoração dos 30 anos do centro infantil Irene Gomes Bortolan foi realizada com a presença dos pais, alunos, servidores, comunidade, ex-alunos e ex-servidores da unidade escolar que fica no bairro Jardim Olga Veroni. O evento ocorreu na sexta-feira, 19 de setembro, e foi marcado pelas lembranças dos momentos que marcaram a história da escola.

 

De acordo com a diretora do centro infantil, Ana Lúcia de Azevedo Faustino, os alunos das 1ª e 2ª etapas, se apresentaram e foram os responsáveis pela animação da festa. “Além disso, contamos com relatos de pessoas que já passaram pelo centro infantil, deixando explícita a importância desta lembrança para a criação de seus filhos e a eterna gratidão que têm por todos”, frisou.

 

No aniversário da escola, quem também recebeu presente e homenagens foram as funcionárias que já fizeram parte do quadro de servidores da unidade. Maria das Graças Costa Souza e Cristiane Regina Godoi da Cruz integram a equipe durante 30 e 20 anos, respectivamente.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação.

10352910_573733442752593_1272563296901419328_n 10481476_573733592752578_1816250664878419719_n 10628602_573733096085961_5404410722715193734_n 10646976_573733496085921_3992388244901968127_n 10649707_573732686086002_8017808165668519571_n

 

Premiação encerra Semana da Água em Limeira

A premiação do concurso “Desenhando uma Limeira + Limpa”, realizado pela Prefeitura de Limeira, aconteceu durante o encerramento do programa Semana da Água, no Teatro Nair Bello, nesta terça-feira, 23 de setembro. O programa é uma ação permanente do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ, neste ano a semana envolveu 22.101 alunos do ensino infantil, fundamental e adulto, contanto também com a participação da equipe escolar e da comunidade.

 

A Secretaria de Educação e do Meio Ambiente trabalharam de forma intersetorial a formação de professores e coordenadores da rede municipal para fomentar a conscientização e o uso racional da água e a preservação dos recursos hídricos.

 

A cerimônia de encerramento contou com a presença do prefeito Paulo Hadich que destacou o comprometimento de todos os servidores envolvidos no projeto. “Esta crise hídrica nos fez prestar mais atenção e repensar quanto aos desperdícios do dia a dia. Trabalhar essa informação com as crianças é fundamental, é por meio delas que vamos mudar o planeta”, salientou.

 

Hadich reforçou a importância da conscientização e comprometimento com o meio ambiente, em especial com as questões relacionadas à água. O prefeito destacou também que Limeira serve como referência na qualidade da água no país. “É importante que comecemos a nos monitorar em relação ao consumo de água e com tudo que envolve a contaminação, para que isso possa ser refletido em outras cidades”, disse.

 

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Alquerrmes Valvassori, falou sobre a importância de levar ao conhecimento das crianças a preservação e todos os assuntos que envolvem o meio ambiente. “Temos que nos preocupar com a mudança climática que estamos vivendo. Temos que priorizar a nossa qualidade de vida, nesse sentido, é importante que as crianças já comecem a se interessar sobre o assunto”, salientou.

 

Para a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Luciane Coutinho, é de extrema relevância trabalhar e formar os educadores sobre o tema que envolve o meio ambiente. Luciana destaca a importância do trabalho desenvolvido em parceria entre as secretarias. “Os educadores não transformam diretamente a sociedade, mas formamos homens que irão viver nela. Este trabalho alcançou um resultado muito positivo devido ao trabalho de forma conjunta, intersetorial”, explicou.

 

SEMANA DA ÁGUA

 

O programa do Consórcio Intermunicipal da Bacia PCJ acontece desde 1994. Nestes vinte anos do programa, houve a participação de 2.581.504 alunos participantes, envolvendo 43 municípios consorciados.

 

A Semana da Água tem o objetivo de desenvolver ações que promovam em todos os níveis de ensino a sensibilização e a conscientização dos problemas relacionados ao gerenciamento, à conservação e à proteção dos recursos hídricos. O programa também ressalta a importância de arrecadação de recursos financeiros na própria região visando a recuperação de rios; sensibilizar a sociedade e os principais dirigentes políticos sobre a necessidade de criar a gestão das bacias hidrográficas.

 

Limeira participa do programa desde 1997 e a cada ano o programa conta com um tema diferente. Em 2014 o tema escolhido foi “Reciclando o saber nos 20 anos da Semana da Água”.

 

Neste ano 166 profissionais participaram diretamente das formações, sendo 92 professores coordenadores e 74 professores interessados na temática ambiental. O projeto envolveu 81 escolas municipais, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

 

Tiago Giorgette, diretor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, explicou que neste ano a intenção foi trabalhar a sensibilização e a conscientização com os educadores, de forma que também chegasse ao conhecimento da população. “A formação com os professores teve como objetivo informar e reforçar sobre os assuntos que envolvem o meio ambiente, e também dar subsídios para que eles pudessem aplicar na sala de aula com os alunos”, informou.

 

CONCURSO

 

Cada aluno vencedor do concurso ganhou uma bicicleta.

A vencedora da escola Evangelina Mauro, foi a aluna do 5º ano, Caroline Santos de Almeida; da escola Major José Levy Sobrinho, quem levou o prêmio foi a aluna do 4º ano, Linda Rocio Dioz Uruena; Já, Nicolas Sancini Moraes, aluno do 3º ano da escola Jamile Caram de Souza Dias, foi quem conquistou o prêmio na unidade escolar; o aluno premiado da escola Clara Monzoni Lang, foi Gabriel Felipe da Silva Rocha, do 2º ano; e a representante do 1º ano da escola Prada, que também ganhou o prêmio, foi Gabriely Cristina Fonseca.

 

Durante o evento, os alunos das escolas Professora Hilda Maria C. Hafliger, Fábio Franco de Moraes e Professora Maria Apparecida de Luca Moore, realizaram apresentações de danças que envolviam o tema sobre o Meio Ambiente.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente

DSC_5709a DSC_5744a DSC_5767a DSC_5779a DSC_5803a DSC_5817a DSC_5828a DSC_5855a DSC_5910a

Atribuição de Classes 25 e 26/09/2014

ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EF 1º ano A manhã ARTES 3
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EF 2º ano A manhã ARTES 3
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EF 3º ano A manhã ARTES 3
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EF 4º ano A manhã ARTES 3
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EF 5º ano A manhã ARTES 3
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EF 5º ano B manhã ARTES 3
EMEIEF MÁRIO DE SOUZA QUEIROZ FILHO EF 1º ano B tarde ARTES 3
EMEIEF MÁRIO DE SOUZA QUEIROZ FILHO EF 2º ano B tarde ARTES 3
EDUCAÇÃO ESPECIAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEIEF CASSIANA MARIA SOARES LENCI EE ED.ESPECIAL manhã livre – aposentadoria
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EI M II A manhã ARTES 2
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EI 1ª ET A manhã ARTES 2
CEIEF FLORA DE CASTRO RODRIGUES EI 2ª ET A manhã ARTES 2
CI CLAUDINOR JOSÉ CARDOSO JÚNIOR EI M II A manhã ARTES 2
CI CLAUDINOR JOSÉ CARDOSO JÚNIOR EI M II A manhã ED.FÍSICA 3

Centro infantil recebe ambientes temáticos

O centro infantil Rubens Pinheiro Alves foi reestruturado com ambientes temáticos para desenvolver o projeto de contação de histórias, estabelecido na grade curricular da Secretaria de Educação de Limeira. Os ambientes também poderão ser utilizados para outros projetos que a escola irá desenvolver. Na última sexta-feira, 19 de setembro, a escola apresentou o trabalho desenvolvido pela equipe de monitoras, denominado de “Canto da História”, com o objetivo de estimular as crianças para desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

 

Conforme explicou a vice-diretora do centro infantil, Luciane Amadio Berto, cada dia as monitoras escolhem um canto destinado para a contação de histórias, e lá são contadas as histórias para as crianças. “Todos os ambientes foram pensados e elaborados para este projeto e para outros que pretendemos desenvolver. As nossas monitoras estão desenvolvendo um trabalho muito importante com as crianças, nós contamos com empenho e dedicação de cada uma”, destacou.

 

A diretora da escola, Claudia Camargo Sertori explicou que a equipe tem uma grande preocupação de trabalhar todos os projetos previstos no currículo. “A escola está sendo reestruturada. Estamos fazendo adequações para desenvolver todos os projetos”, comentou.

 

Para que seja possível alcançar os resultados positivos em todos os trabalhos realizados no centro infantil, a diretora aponta a participação dos pais, como um dos fatores mais importantes. Para isso, as escolas e os centros infantis de Limeira contam com o apoio do setor de Serviço Social Escolar, que desenvolvem com os pais o trabalho de conscientização quanto à importância da participação efetiva de cada um. “O serviço social tem uma parceria muito importante que é o de aproximar a família da escola”, salientou a diretora.

 

A assistente social do centro infantil, Carla Regina de Souza falou desta parceria e classificou como essencial a integração entre escola e comunidade. “A escola não consegue evoluir com os projetos se não existir a parceria e o apoio dos pais”, frisou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente.

DSC_2246a DSC_2251a

 

Centro infantil de Limeira trabalha educação ambiental

O centro infantil Lia Maura Mattos Silveira, unidades 1 e 2, do Jardim Orestes Veroni, encerrou o projeto sobre educação ambiental, com o tema “O futuro se planta no presente”. A iniciativa foi desenvolvida de forma intersetorial com as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, e teve o intuito de despertar a conscientização das crianças e dos pais, com apoio da escola. O encerramento ocorreu na quinta e sexta-feira, dias 18 e 19 de setembro, nas unidades.

 

O projeto também contou com a presença do secretário de Educação, José Claudinei Lombardi, que destacou a importância do envolvimento e aproximação da família para as ações e projetos realizados nas escolas. O secretário ficou entusiasmado com as peças feitas de material reciclável que foram confeccionadas pelos pais e funcionários. “A comunidade deve fazer parte da escola. A escola deve estar de portas abertas para a comunidade”, frisou.

 

Na abertura das apresentações, a diretora das duas unidades, Marisa de Fatima Kempe da Silva, também salientou a importância da presença dos pais, principalmente para um projeto como este que possibilita a reflexão, além de ser de extrema importância como o meio ambiente. “O meio ambiente faz parte das nossas vidas. Precisamos começar a conscientizar nossos filhos desde já. A escola agradece a contribuição de cada pai para este projeto”, enfatizou.

De acordo com a coordenadora da escola, Rosangela Alves Silva, o objetivo, além da conscientização das crianças, foi também possibilitar o contato com os materiais reciclados e despertar o interesse de cada um. “Para que pudéssemos obter um resultado positivo, contamos a participação efetiva dos pais para a confecção das peças com a reutilização de matérias recicláveis”, explicou.

Rosangela explicou que foi possível, com este projeto, unir ao “Dia da Família na Escola”. “A ideia foi aproximar ainda mais os pais para os trabalhos desenvolvidos na escola e também trazê-los para o ambiente escolar. Todo o projeto foi trabalhado com a participação dos monitores, das crianças e dos pais”, salientou.

Em relação aos monitores, Rosangela ressaltou que os educadores participaram de formações sobre o meio ambiente, com o diretor de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Thiago Giorgette.

Desde o mês de abril, a escola está trabalhando com o projeto voltado ao meio ambiente. Para contemplar o trabalho, a unidade escolar fez as exposições de todas as peças confeccionadas pelos pais, monitores e alunos. Ao final, as crianças fizeram uma apresentação de dança.

Miriã Cristina Souza Ventura, mãe da aluna Agatha, de dois anos, o projeto foi bastante válido. Ela confeccionou um palhaço reutilizando um frasco de iogurte. “Foi bastante importante a escola trabalhar o tema com as crianças”, frisou.

 

O pai da aluna, Yasmi Gasão Eller, Marcos Paulo Eller, a iniciativa é positiva, pois, é preciso intensificar ainda mais a questão da reutilização de materiais recicláveis. “A iniciativa da escola foi muito importante para as crianças”, ponderou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Michele Pampanin

DSC_2212a DSC_2219a DSC_6227a DSC_6241a DSC_6307b DSC_6339a DSC_6340a DSC_6343a DSC_6345a

Rede municipal de ensino participa da Feira de Profissões

Escolas da rede municipal de Limeira participam da 5ª edição da Feira de Profissões que está sendo realizada no Centro Municipal de Eventos, até amanhã, quinta-feira, 18 de setembro. Os alunos que frequentam o programa “Escola da Família” expõem os trabalhos que são desenvolvidos por meio de oficinas artesanais e culturais.

As atividades têm o intuito de incentivar os jovens participantes para o estudo, além de ajudar a pensarem na escolha da carreira profissional que pretendem seguir. A educadora profissional do programa no Centro Infantil Carolina Guilhermina Schnoor Bohianza, Andréia Cristina Santos, destaca que o projeto desperta o interesse, principalmente de jovens carentes a buscarem, por meio dos estudos, uma carreira profissional. “A nossa intenção é mostrar para esses jovens que é possível seguir uma profissão, mas, para isso, é preciso estudar para alcançar seus ideais”, salientou.

Andréia explicou que muitos alunos que frequentavam o programa seguem o exemplo de alguns professores voluntários, chamados de “Educadores Universitários”. “Nós tivemos um aluno do programa que foi fazer o curso de educação física incentivado pelas aulas do professor. Para nós, isto é muito gratificante”, frisou.

As escolas municipais Governador Mario Covas, Jamile Caram de Souza Dias, Carolina Guilhermina Schnoor Bohianza, Maria Apparecida de Luca Moore, Aracy Nogueira Guimarães, Cassiana Maria Soares Lenci, Miguel Queijas Gomes, Doutor José Carvalho Ferreira e Professor José Paulino Araújo Vargas desenvolvem o programa “Escola da Família”, aos fins de semana, com trabalhos artesanais, atividades esportivas e culturais, além de palestras informativas na área da saúde.

Os visitantes da Feira de Profissões também podem acompanhar as apresentações de danças com os alunos do projeto “Dias Melhores”, desenvolvido com os alunos das unidades escolares integrantes do projeto de educação em tempo integral, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Michele Pampanin.

DSC_5640a DSC_5396a DSC_5397a DSC_5399a DSC_5624a DSC_5636a

Aniversário de Limeira é tema de trabalho em escola municipal

Os alunos da escola municipal Deputado Laércio Corte desenvolveram atividades comemorativa ao aniversário de 188 anos de Limeira. O trabalho promovido pela escola teve o objetivo de destacar a importância da história e do povo da cidade. A apresentação de todos os trabalhos ocorreu nesta sexta-feira, 12 de setembro, na unidade escolar. O projeto foi desenvolvido com base no currículo pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Educação.

 

De acordo com o diretor Walmir Alves Pereira, a data foi trabalhada de maneira interdisciplinar e contextualizada à realidade em diversas disciplinas. “Nosso objetivo foi dar ênfase ao desenvolvimento curricular, valorizando história e a cidadania de um povo amigo de ações relevantes”, frisou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

OLYMPUS DIGITAL CAMERA niver3 OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Pais e alunos participam de projeto sobre alimentação saudável em Limeira

A escola municipal Aldelena Baraldi Fonseca Santos, do Jardim Odécio Degan, realizou uma palestra com o tema “Alimentação Saudável”, voltada aos pais dos alunos da unidade escolar. O encontro realizado na última quinta-feira, 11 de setembro, tem o objetivo de estreitar o relacionamento com a comunidade e desenvolver parcerias com os pais. A iniciativa da Prefeitura de Limeira é realizada de maneira intersetorial com as Secretarias de Educação e Saúde que juntas desenvolvem o projeto “Saúde nas Escolas”.

A diretora da unidade escolar, Paula Furini Stolsi, explicou que todas as criivulgaanças do centro infantil receberão uma cartilha para complementar as atividades que estão sendo desenvolvidas neste semestre, por meio do projeto que abordará o tema “Meio Ambiente”. “O projeto envolverá todos os alunos do centro infantil contemplando também o tema da alimentação”, comentou a diretora.

A próxima ação que também complementará o tema alimentação saudável será desenvolvido com o levantamento de medidas antropométricas dos alunos e funcionários para investigação do IMC (Índice de Massa Corpórea), e ocorrerá na próxima quinta-feira, 18 de setembro, na escola.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

SAMSUNG CAMERA PICTURES SAMSUNG CAMERA PICTURES

 

 

Desfile cívico resgata cidadania e reúne 5.000 pessoas

A Prefeitura de Limeira realizou no domingo, 7 de setembro, o desfile cívico em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, em que 3.000 participantes desfilaram pela rua Dr. Trajano de Barros Camargo, entre as ruas Siqueira Campos e Presidente Roosevelt. Com objetivo de resgatar o civismo e a cidadania, o evento teve o dobro do número de inscritos em relação ao ano anterior, com 25 instituições e reuniu um total de 5.000 pessoas.
O desfile, organizado pelas secretarias de Cultura e de Educação, contou com um palanque e arquibancadas para acomodar parte do público. A decoração do palanque foi resultado da parceria e colaboração dos artesãos da Expoliart, rede de artesãos que possui o apoio da prefeitura e que decoraram o local com as cores do Brasil.
O prefeito Paulo Hadich destacou a participação popular efetiva como ponto fundamental para o sucesso do desfile deste ano. “A população entendeu a importância deste ato de cidadania e contribuiu para o resgate da tradição do desfile na cidade”, disse.
Segundo a presidente da Comissão de Civismo, Mirna Kube, a participação das instituições foi essencial para que a população tivesse a oportunidade de comemorar a data cívica mais importante do ano. “É um incentivo para a formação cidadã”, citou.
Para a fonoaudióloga Mayara Fernandes, que faz questão de participar de comemorações do Dia da Independência desde criança, as apresentações deste ano surpreenderam. “Há tempos que não havia um desfile como este em Limeira. A grande quantidade de pessoas acompanhando o percurso até o fim foi a prova do sucesso”, relatou.
A assistente social do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Luciana Micheletti Torres, comentou que desfilar em um evento como esse é muito gratificante. “O nervosismo e a ansiedade são enormes, mas o resultado final é recompensador.”
CIVISMO
O desfile contou com 25 instituições e foi aberto pelo Tiro de Guerra. Além das secretarias de Esporte e Lazer e de Educação, participaram o Ceprosom, Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Tintori), Guarda Civil Municipal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Diretoria de Ensino de Limeira, CAMPL (Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira), Corpo de Bombeiros, Corporação Musical Arthur Giambelli, Maxion Wheels-Fumagalli, Grito dos Excluídos, Paróquia Santa Luzia, Escoteiros Tatuibi, Clube de Desbravadores Águia Avante e Atalaia, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Senai, Projeto Poder Para Mudar, Escoteiros de Limeira e Clube de Carros Antigos.
O público ainda teve a oportunidade de acompanhar a participação especial de 350 adolescentes matriculados no Soma (Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana), que se apresentaram com fanfarras e números de dança. Por proporcionar a chance de confirmar o compromisso com o civismo, a instituição agradeceu a parceria contemplando o prefeito Paulo Hadich com uma placa de homenagem.
Jornalista: Elisa Grego
Créditos: Wagner Morente
DSC_7753a DSC_7996a (1) DSC_8121a DSC_8155a