Atribuição de Classes 11 e 12/09/2014

ENSINO FUNDAMENTAL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
EMEIEF MAJOR JOSÉ LEVY SOBRINHO EF 3º ANO C MANHÃ PROF.COORDENADOR
EMEIEF MARIA MADALENA VASCONCELLOS DA SILVA EF 1º ANO 3 MANHÃ LIC.SAÚDE ATÉ 25/10
EMEIEF BENEDICTA DE TOLEDO EF PROG.MAIS EDUCAÇÃO TARDE 09 H/A SEMANAIS
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período tipo de afastamento
CI LIA MAURA MATTOS SILVEIRA EI M II C TARDE PROF.COORDENADOR
EDUCAÇÃO INFANTIL
Unidade Escolar Tipo Classe Período ESPECIALIDADE Nº de aulas
EMEIEF TENENTE AVIADOR ARY GOMES DE CASTRO EI MATERNAL II TARDE ARTES 2
EMEIEF TENENTE AVIADOR ARY GOMES DE CASTRO EI ETAPA I TARDE ARTES 2
EMEIEF TENENTE AVIADOR ARY GOMES DE CASTRO EI ETAPA II TARDE ARTES 2
EMEIEF ALFREDO CHRISTIANO STAHLBERG EI M II/1ª ETAPA TARDE ARTES 2
EMEIEF ALFREDO CHRISTIANO STAHLBERG EI 2ª ETAPA TARDE ARTES 2

Desfile cívico resgata cidadania e reúne 5.000 pessoas

A Prefeitura de Limeira realizou no domingo, 7 de setembro, o desfile cívico em comemoração aos 192 anos da Independência do Brasil, em que 3.000 participantes desfilaram pela rua Dr. Trajano de Barros Camargo, entre as ruas Siqueira Campos e Presidente Roosevelt. Com objetivo de resgatar o civismo e a cidadania, o evento teve o dobro do número de inscritos em relação ao ano anterior, com 25 instituições e reuniu um total de 5.000 pessoas.
O desfile, organizado pelas secretarias de Cultura e de Educação, contou com um palanque e arquibancadas para acomodar parte do público. A decoração do palanque foi resultado da parceria e colaboração dos artesãos da Expoliart, rede de artesãos que possui o apoio da prefeitura e que decoraram o local com as cores do Brasil.
O prefeito Paulo Hadich destacou a participação popular efetiva como ponto fundamental para o sucesso do desfile deste ano. “A população entendeu a importância deste ato de cidadania e contribuiu para o resgate da tradição do desfile na cidade”, disse.
Segundo a presidente da Comissão de Civismo, Mirna Kube, a participação das instituições foi essencial para que a população tivesse a oportunidade de comemorar a data cívica mais importante do ano. “É um incentivo para a formação cidadã”, citou.
Para a fonoaudióloga Mayara Fernandes, que faz questão de participar de comemorações do Dia da Independência desde criança, as apresentações deste ano surpreenderam. “Há tempos que não havia um desfile como este em Limeira. A grande quantidade de pessoas acompanhando o percurso até o fim foi a prova do sucesso”, relatou.
A assistente social do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), Luciana Micheletti Torres, comentou que desfilar em um evento como esse é muito gratificante. “O nervosismo e a ansiedade são enormes, mas o resultado final é recompensador.”
CIVISMO
O desfile contou com 25 instituições e foi aberto pelo Tiro de Guerra. Além das secretarias de Esporte e Lazer e de Educação, participaram o Ceprosom, Emcea (Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Tintori), Guarda Civil Municipal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Diretoria de Ensino de Limeira, CAMPL (Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira), Corpo de Bombeiros, Corporação Musical Arthur Giambelli, Maxion Wheels-Fumagalli, Grito dos Excluídos, Paróquia Santa Luzia, Escoteiros Tatuibi, Clube de Desbravadores Águia Avante e Atalaia, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Senai, Projeto Poder Para Mudar, Escoteiros de Limeira e Clube de Carros Antigos.
O público ainda teve a oportunidade de acompanhar a participação especial de 350 adolescentes matriculados no Soma (Serviço de Orientação Multidisciplinar para Adolescentes de Americana), que se apresentaram com fanfarras e números de dança. Por proporcionar a chance de confirmar o compromisso com o civismo, a instituição agradeceu a parceria contemplando o prefeito Paulo Hadich com uma placa de homenagem.
Jornalista: Elisa Grego
Créditos: Wagner Morente
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Desfile em escola marca encerramento da Semana da Pátria

Alunos desenvolveram atividades sobre a Semana da Pátria no centro infantil Dinah Bertoline de Moraes, do bairro Santa Eulália, desde o dia 1º de setembro. As atividades são previstas no currículo pedagógico estabelecido pela Secretaria de Educação de Limeira para que as crianças participem de atividades relacionadas à Pátria. O intuito foi despertar o sentimento de patriotismo e civismo, por meio dos símbolos nacionais.

 

Segundo a vice-diretora, Marta E. de Moraes, o objetivo da equipe que realizou o trabalho foi explicar às crianças o significado da letra do Hino Nacional. “A intenção foi despertas nas crianças as atitudes de respeito aos símbolos do Brasil, de modo que compreendessem o passado histórico de nosso país”, frisou.

 

Fabiana Luzia G. Bianchi, diretora da unidade escolar, destacou que foi possível, por meio dessas reflexões com as crianças, também despertar a importância de valores e práticas para vislumbrarem uma vida harmônica e de bem estar, quando forem adultos. “Nesse sentido, nossa missão enquanto educadores, foi mostrar aos nossos alunos a importância de exercer o civismo e entender o significado do dia 7 de Setembro”, explicou.

 

Um desfile cívico marcou o encerramento do trabalho de aprendizado sobre a Semana da Pátria. As crianças desfilaram na rua em frente ao centro infantil, e contou com a participação dos alunos, professores, funcionários, pais e comunidade escolar.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

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Escola desperta patriotismo em alunos e comunidade

A conscientização sobre a Independência do Brasil e a importância do desfile cívico foram trabalhados durante toda a semana nas escolas da rede municipal de ensino, conforme previsto no currículo pedagógico da Secretaria de Educação. A escola municipal Professor Arlindo de Salvo, do bairro Jardim das Palmeiras, fez uma apresentação à comunidade na sexta-feira, 5 de setembro, com um desfile no entorno da unidade escolar. A apresentação contou com a participação da escola Maria Apparecida Lucca Moore e do Projeto Dias Melhores.

 

Conforme a vice-diretora, Alessandra Daniele Pachotto, a ideia foi unir as escolas e fazer um trabalho sobre a conscientização do civismo. “O nosso objetivo foi resgatar, com os alunos, o significado da data, além de exercer o patriotismo, a cidadania, a liberdade, os direitos e deveres”, explicou.

 

Ainda de acordo com Alessandra, a Semana da Pátria foi desenvolvida com as crianças durante as aulas e com reflexões a partir do tema. A vice-diretora destacou que o desfile foi o fechamento para mostrar todo o trabalho desenvolvido nas escolas.

 

Para Evanilda Silva Santos, mãe da aluna Natalie Santos Carneiro, é muito importante o trabalho desenvolvido pela escola sobre a conscientização do civismo. “O desfile foi bastante interessante, sempre que posso acompanho os trabalhos da escola”, disse.

Jornalista: Vanessa Ferreira
Créditos: Michele Pampanin
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Abertura dos Jogos Escolares movimenta 320 alunos atletas

Delegações de 54 escolas com aproximadamente 320 estudantes participaram nesta sexta-feira, 5 de setembro, da abertura dos Jogos Escolares 2014. Com o ginásio Vô Lucato praticamente lotado, o prefeito Paulo Hadich, o vice-prefeito Antonio Carlos Lima, secretários, vereadores, professores e alunos da rede pública e particular de ensino acompanharam as apresentações para dar início à competição. As provas começam no dia 9.

O Vô Lucato recebeu decoração especial para o evento e as crianças que aguardavam a entrada das delegações na arquibancada mostravam ansiedade e procuravam sempre conversar com o prefeito quando tinham oportunidade. A participação cada vez maior dos alunos foi um dos objetivos da prefeitura, que realizou um trabalho conjunto entre as secretarias de Esporte e Lazer e de Educação para incentivar as inscrições. Neste ano, serão 57 escolas participantes, dez a mais que na edição anterior.

“Estamos trabalhando forte para que o esporte seja cada vez mais uma ferramenta de convivência. A educação não ocorre apenas na escola, e sim nos diversos ambientes em que as pessoas possam se relacionar”, disse Hadich.

O aumento do número de escolas inscritas também foi resultado dos esforços dos professores de educação física. No ano passado, assumiram 68 professores para integrar a rede municipal e que tiveram influência direta para incentivar os alunos a participar. “Todos os educadores estão de parabéns por perceberem a importância do aluno atleta. Os Jogos Escolares, além da prática esportiva, dá a oportunidade da experimentação, com as crianças participando de várias modalidades e tendo a chance de descobrir o que mais gosta para se dedicar, seja para ser um atleta profissional ou para a saúde e qualidade de vida”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, José Luiz Rodrigues, os alunos são os grandes protagonistas dos Jogos Escolares. “Estou feliz em ver a juventude presente. Entendemos o esporte como uma ferramenta efetiva de inclusão e convivência e de desenvolvimento do ser humano como um todo.”

Em algumas escolas, como na Emeief Professora Márcia Aparecida Della Coletta Sillmann, no Parque Abílio Pedro, a adesão surpreendeu o professor de educação física Marcos Paulo Vaz, que começou a lecionar na instituição em 2013. “Todos estão com uma expectativa grande para os jogos. É a primeira vez que a escola participa e estamos empolgados para as disputas de handebol, futsal, atletismo, xadrez e dama”, relatou. Luís Gustavo de Lima Chagas, 9, e Vitória Beatriz Mathias, 10, irão competir no handebol e no futsal e estão empolgados. “É a primeira vez que participo e estou achando muito legal”, falou Vitória. “Gostei bastante das apresentações”, disse Gustavo.

APRESENTAÇÕES

A banda marcial do CAMPL (Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira) Patrulheiros, sob a regência do músico Ronaldo Domingos, abriu a cerimônia e continuou com sua apresentação conforme as delegações das escolas foram sendo chamadas. Das 57 instituições participantes, apenas três não puderam comparecer. Em seguida, todos pararam para a entrada das bandeiras, conduzidas pelos atiradores do Tiro de Guerra 02-020, e execução dos hinos nacional e de Limeira.

Um dos pontos alto do evento foi a chegada da tocha dos Jogos Escolares, passada a três atletas até a pira da competição ser acesa. O aluno Felipe Silvério de Souza, da Emeif Limeira, fez o juramento dos atletas. A cerimônia de abertura foi fechada com quatro apresentações que arrancaram aplausos do público presente. Primeiro dos alunos da escola Brasil, que fizeram uma performance com poesia, canto e dança. Depois, com a equipe de ginástica rítmica de Limeira e com a equipe de ginástica geral da escolinha municipal. A banda marcial dos Patrulheiros fecharam a cerimônia.

As disputas dos Jogos Escolares terão início no dia 9, com as provas de atletismo que serão disputadas no Sesi. A competição contará com outras oito modalidades – xadrez, tênis de mesa, basquete, vôlei, handebol, futsal, damas e natação –, divididas nas categorias sub 11, sub 13, sub 15 e sub 17.

Jornalista: Murilo Biagioli

Créditos: Wagner Morente

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Escola municipal atende 150 alunos em período integral

A escola municipal Aracy Nogueira Guimarães, do bairro Lagoa Nova, atende 150 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, matriculados em período integral no projeto “Dias Melhores”, realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação.

A diretora Maria Eliete Lacerda Lucchesi ressalta que este número, além de positivo, despertou o interesse de outros pais interessados em matricular seus filhos na educação integral.

Segundo a diretora, a intenção é aumentar ainda mais o número de vagas para 2015, já que neste ano as vagas se esgotaram. “Este projeto é muito importante, pois, oferece atividades diárias para alunos que se encontram em defasagem de aprendizagem, além de desenvolver atividades visando à educação integral dos estudantes”, explicou.

 

PROJETO

Os alunos do projeto “Dias Melhores” desenvolvem diariamente atividades de leitura, jogos matemáticos, oficinas de meio ambiente, artes, dança, esporte e informática.

Segundo a diretora, o oferecimento de atividades pedagógicas, culturais, esportivas e de lazer para nossos alunos no contraturno tem contribuído para a melhoria do desempenho acadêmico de cada um. “Nosso objetivo é alcançar a alfabetização na idade certa e melhores condições de permanência e continuidade no ensino fundamental”, destacou Eliete.

A diretora citou ainda que o projeto do período integral atende as crianças no Centro Comunitário do Odécio Degan e do Ernesto Kühl e compreende três escolas: Aracy Nogueira Guimarães, Maria Apparecida de Lucca Moore e Aldelena Baraldi Fonseca Santos.

 

MAIS EDUCAÇÃO

Além do projeto “Dias Melhores”, a escola desenvolve também o programa “Mais Educação”, e só neste programa são atendidas 100 crianças, com orientação em estudos e leitura, jogos matemáticos, oficinas de música, fotografia, jornal e esporte.

A diretora reflete ainda que a educação integral pressupõe a educação em sua totalidade para o ser humano, o desenvolvimento deste projeto fortalece as ações da escola no período regular e no contraturno, integralizando o período de aulas. “As atividades são pensadas e preparadas para que possam instrumentalizar os alunos com conhecimentos que lhes permitam melhorar seu desempenho acadêmico”, frisou

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Fotografias anexadas. Créditos: Divulgação.

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Servidores da Educação são imunizados contra o vírus H1N1

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Administração, disponibilizou cerca de 2 mil doses da vacina contra a gripe A, do vírus (H1N1), para os servidores da Secretaria de Educação. As doses foram destinadas preferencialmente aos professores e monitores da rede pública, por trabalharem diretamente com os alunos. A vacinação começou nesta semana, dia 1º de setembro, e finalizará hoje, dia 5 de setembro, no departamento de Divisão de Medicina e Segurança do Trabalho da Prefeitura.

De acordo com a chefe de recursos humanos da Secretaria de Educação, Ezilda Helena Di Giorno B. da Silva, em caso destes profissionais já terem tomado a vacina em 2014, poderão ser substituídos por outros servidores que ainda não estejam imunizados. “Foi possível oferecer a vacina para todos os profissionais da Educação, inclusive os que trabalham no prédio da Secretaria, mas a nossa maior preocupação era de imunizar os profissionais que trabalham diretamente com as crianças”, explicou.

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

 

Centro Infantil realiza formação continuada com monitores

Com o objetivo de dar continuada ao projeto de formação aos monitores da rede municipal, idealizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, o Centro Infantil Irmã Maria José de Jesus Silva, localizado no Parque Residencial Victor D’Andrea (Cecap), está realizando desde o dia 24 de julho, a formação continuada com os monitores. Até o momento, o projeto foi desenvolvido em cinco etapas. O intuito desta ação é oferecer cuidados e educação de qualidade a todas as crianças.

Conforme a professora e coordenadora Marislei Darci Camargo Rocha, para garantir a qualidade de ensino, a equipe realiza estudos e reflexões da prática profissional dos monitores. “Todas as quintas-feiras, às 14h, um monitor representante de cada setor comparece à biblioteca para desenvolver 30 minutos de estudos pertinentes às faixas etárias atendidas no centro infantil”, informou.

Com a implantação da formação continuada no próprio espaço e horário de trabalho, já é possível observar resultados positivos nos trabalhos de equipe, como pensar, aplicar e avaliar a atividade, em uma perspectiva crítica-reflexiva. Para que o estudo proporcionasse resultado, a equipe de coordenação elaborou cinco etapas de formação.

Na primeira formação, realizada no dia 24 de julho, o tema trabalhado foi os “Bebês são capazes de aprender muito”, da revista Escola, da autora Anna Rachel Ferreira. Para que isso aconteça, os bebês precisam ser estimulados e desafiados a encarar novas vivências.

O tema trabalhado na segunda formação, oferecida no dia 31 de julho, foi sobre a atividade lúdica no contexto da educação, “Brincar de pensar”, da autora Angélica Sátiro. A unidade escolar trabalhou este tema pensando no contexto de que a escola é um lugar para a criança brincar, crescer e aprender, onde se deixa de ser meros cuidadores, e sim educadores.

A terceira formação, do dia 7 de agosto, foi trabalhado o tema “Classificação das brincadeiras infantis” – Pontos de psicologia do desenvolvimento, da autora Célia Silva Guimarães Barros. Resgate e divulgação de brincadeiras e jogos. A ideia é mostrar, de forma prática e concreta, a utilização da proposta de análise da atividade lúdica. São acrescentadas, em algumas brincadeiras, possíveis variações que o professor-educador possa realizar em função dos seus objetivos.

No dia 14 de agosto, na quarta formação, o tema abordado foi o “Educar e cuidar-referencial curricular nacional para a educação infantil”.

A vice-diretora Silmara Betti Camargo Rocha explica que nas últimas décadas, os debates em nível nacional e internacional apontam para a necessidade de que as instituições de educação infantil incorporem de maneira integrada as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e instituições que atuam com as crianças pequenas ou aquelas que trabalham com as maiores. “As novas funções para educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade”, salientou.

A quinta formação ocorreu no dia 28 de agosto, o tema trabalhado foi os “Aspectos e fases do desenvolvimento – pontos de psicologia do desenvolvimento”, da autora Célia Silva Guimarães Barros.

O tema abordou o desenvolvimento infantil, ressaltando que foi preciso muito tempo para que a humanidade chegasse à conclusão de que a criança é um ser em desenvolvimento e em muitos aspectos diferente do adulto. Essa descoberta revolucionou os métodos de pedagogia infantil.

A coordenadora Marislei refletiu que a teoria deve ser incorporada como um fator iluminador da prática pedagógica, por meio de uma postura crítica e consciente da própria ação. “Com esse intuito, não mediremos esforços para dar continuidade aos estudos com a equipe de funcionários, garantindo às crianças da comunidade referenciais educativos de qualidade”, salientou.

A formação continuada aos monitores deverá ocorrer até dezembro deste ano.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

 

 

Escola municipal é reconhecida internacionalmente com projeto de batatas

O projeto educativo e pedagógico “Plantando Batatas com Ciência”, da escola municipal Professora Jamile Caram de Souza Dias, e idealizado pelo professor e doutor José Alberto Caram de Souza Dias, vem alcançando resultados positivos. Depois de já ter recebido a visita de grupos da Alemanha e Canadá, a escola agora recebeu a visita da doutora e pesquisadora chinesa Xu Qingfen.

Para a direção da escola é muito importante ter este reconhecimento, além da visibilidade do projeto sendo desenvolvido em uma escola municipal. “Ficamos muito felizes com mais esta visita, para os alunos é muito importante este reconhecimento, uma vez que as crianças se sentem mais estimuladas em dar continuidade ao plantio”, frisou a equipe.

Conforme o professor Caram, o objetivo é introduzir aos alunos o conceito de higiene nos alimentos, de forma que eles tenham sempre a consciência de consumirem apenas os alimentos saudáveis.  “Devemos sempre priorizar o alimento sadio. É importante fazer a higienização e a prevenção de doenças que possam contaminar os alimentos”, destacou.

Quanto à visita da chinesa que também é doutora em agronomia e especialista em recursos genéticos, Caram ressalta que sempre irá trazer pessoas de fora para conhecer e divulgar o projeto da escola. “A doutora Xu, se mostrou bastante satisfeita com o nosso projeto e ficou encantada com o comprometimento das crianças”, destacou.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Fotografias anexadas. Créditos: Michele Pampanin.

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Educação abrirá inscrições de professores para ProJovem

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, abrirá a partir de sexta-feira, 5 de setembro, as inscrições para o processo seletivo 03/2014 do ProJovem Urbano, que poderão ser realizadas até o dia 10 pelo site da Prefeitura de Limeira.

De acordo com a chefe do departamento de ProJovem, Jacqueline Soares, as vagas são para educadores especialistas em educação voltada a jovens e adultos. Os professores serão contratados em regime de CLT.

Ao todo, são 10 vagas oferecidas: uma para educador de qualificação profissional (administração); uma para educador de participação cidadã; uma para educador de ciências humanas; uma para educador de ciências da natureza; uma para educador de matemática; uma vaga para educador de língua portuguesa; uma para educador de língua inglesa; duas para acolhedores e uma vaga para assistente administrativo.

Os interessados deverão verificar a carga horária, os requisitos necessários e os salários a serem pagos. Todas as informações estarão disponíveis no Jornal Oficial do Município do dia 4 setembro.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3441-1428, ou comparecer no setor de jovens e adultos – ProJovem Urbano/ EJA, na Secretaria Municipal de Educação, sala 45.

Jornalista: Vanessa Ferreira