Escola realiza formação com funcionários visando projeto Político Pedagógico

A unidade escolar Aldelena Baraldi Fonseca Santos realizou na semana passada uma formação com professores e funcionários da escola. O treinamento faz parte do projeto curricular “Político Pedagógico” proposto pela Secretaria de Educação a todas as unidades escolares. A formação estabelece que seja refletida a construção de um projeto dentro das escolas que proponha: mapeamento, metas e ações de melhorias.

De acordo com a diretora da escola, Paula Furini Stolsi, o próximo passo deste projeto é alinhar o envolvimento da família para elaboração de planos e metas, uma vez que a participação efetiva da comunidade familiar é muito importante para o desenvolvimento da escola. “Foi um momento muito gratificante onde a comunidade escolar participou ativamente. É importante que pensemos e façamos este projeto de forma coletiva”, disse.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

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Prefeitura abre inscrições para ensino infantil e fundamental

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, abriu as inscrições do ensino infantil e fundamental para 2015. As inscrições vão ocorrer até o dia 15 de agosto e são destinadas para as crianças nascidas até 31 de março de 2012. Após o período de inscrição, os pais serão chamadas para a efetivação na rede municipal. É importante lembrar que todas as crianças que já pertencem à rede municipal estarão inscritas automaticamente.

As inscrições devem ser realizadas nas unidades escolares mais próximas do bairro. Mais informações podem ser adquiridas nas unidades escolares ou na Secretaria de Educação, no departamento Direplan, pelo telefone 3404 2438.

Jornalista: Vanessa Ferreira

 

 

 

Estudantes do bairro Tatu participam de visita monitorada ao Aterro Sanitário

Alunos do 4º e 5º anos da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro, localizada no bairro Tatu, estiveram nesta segunda-feira, 21 de julho, no Aterro Sanitário Municipal. Eles conheceram de perto todo o funcionamento do local e suas características. A iniciativa é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Educação e Serviços Públicos.

O objetivo da visita foi despertar nos 26 estudantes a necessidade de reduzir a produção de lixo doméstico, e ao mesmo tempo, estimular a coleta seletiva. Segundo o diretor de Educação Ambiental da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Tiago Georgette, cada limeirense produz cerca de 1 a 1,5 quilo de lixo por dia. “É importante que os estudantes aprendam qual é o destino do lixo doméstico e como é possível diminuir seus impactos ambientais”, afirmou.

Um dos tópicos tratados foi a diferenciação entre lixão e aterro sanitário. No lixão, o material é despejado no solo sem qualquer tipo de cuidado ambiental. Já no aterro sanitário, como é a situação encontrada em Limeira, há toda uma preparação do terreno que receberá o lixo doméstico.

De acordo com Tiago, o aterro é previamente impermeabilizado com plástico para evitar a contaminação do solo e dos mananciais. “Após o descarte do lixo, ele é prensado e recebe uma camada de terra”, explicou. O chorume – líquido que escorre do lixo – segue para uma lagoa. São 90 toneladas de chorume produzidos por dia, que são tratadas e devolvidas ao meio ambiente. Já o gás metano resultante do processo de decomposição do material orgânico é coletado por meio de tubos e incinerado.

Para a estudante do 5º ano, Laura Spagnol Abarca, a visita ao local foi bem interessante. “Temos que ter como meta reduzir o lixo em casa e separar o material que pode ser reciclado”, disse. Outra aluna do 5º ano, Maria Clara de Almeida Assunpção, também gostou da iniciativa. “Aprendi coisas diferentes sobre o lixo e poderei ensinar outras pessoas”, comentou.

Uma das professoras que acompanhou o passeio, Solange Aparecida Pinto Nunes, informou que a Ary Leite desenvolve um projeto de coleta seletiva e que a presença dos alunos no aterro irá motivá-los nas atividades escolares. “Após essa visita, acredito que os alunos terão mais condições de passar os conceitos sobre reciclagem para os pais”, avaliou.

A visita está inserida dentro do Plano de Comunicação Social requerido no licenciamento da terceira fase do aterro, chamada de 2-B, que é a única parte do aterro que continua ativa. O aterro possui outras duas fases, que já foram encerradas, a Fase 1 e a Fase 2.

Além disso, o programa de visitas ao aterro está inserido no projeto da Semana da Água, ocorrida em abril, que visa introduzir no currículo escolar conceitos sobre o consumo consciente e a relação entre a destinação correta do lixo e a qualidade da água.

Aterro

O Aterro Municipal recebe 260 toneladas por dia de resíduos sólidos domésticos e de resíduos industriais não tóxicos. Além disso, são encaminhadas diariamente para o local 400 toneladas de resíduos de construção civil e de materiais inservíveis do Só Cacareco.

Veja a programação de visitas ao aterro:

Na próxima quarta, 23 de julho, às 8 horas, será a vez dos alunos da Emeief Rural Bairro dos Lopes visitarem o aterro. E no dia, 28 de julho, às 13 horas, será a vez dos estudantes da Emeief Rural Ângelo Bisotto (Jaguari).

Jornalista: Agnaldo Rodrigues

Crédito das fotos: Gustavo Martins

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Funcionários de escolas participam de palestra motivacional

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, ofereceu uma palestra motivacional aos funcionários de seis escolas da rede municipal. O intuito foi proporcionar um momento de confraternização e reflexão, por meio da palestra “Motivação pra ser feliz”. A palestra foi ministrada voluntariamente pelo palestrante motivacional Edson Roberto de Paula, e ocorreu nesta quarta-feira, 16 de julho, no galpão da escola Professora Maria Madalena Vasconcellos.

De acordo com a direção da escola, a intenção foi também iniciar o novo semestre de maneira mais motivadora e feliz, já que a motivação provoca a ação, conforme aprenderam com o palestrante. O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliam a compreender porque seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas ações.“Para nós a palestra foi muito incentivadora para começarmos o semestre com mais entusiasmo”, explica a direção.

As escolas envolvidas e que participaram da palestra pertencem à Zona Sul da cidade, são elas: Professora Maria Madalena Vasconcellos Silva, Doutor Waldemar Lucato, José de Carvalho, José Justino, Professora Maria Apparecida de Lucca Moore, Arlindo de Salvo e Theresa Veronesi D’Andrea. O objetivo, segundo as direções das escolas, foi causar mais aproximação e interação por parte dos funcionários que trabalham na mesma região.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Crédito: Eduardo Zanzirolamo
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Coordenadores da Educação participam de curso de pós-graduação

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, realizou o primeiro encontro presencial do curso de pós-graduação para coordenadores da Secretaria de Educação, em parceria com a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). De acordo com a agente de desenvolvimento educacional, Eliane Quinelato, o objetivo do curso é aperfeiçoar os conhecimentos de determinada área.

“O público é composto por alguns coordenadores de escolas municipais e estaduais de Limeira e também da região, todos devidamente matriculados no curso. Cabe lembrar que, este foi o primeiro encontro, mas há outros agendados pela Universidade”, explica.

O encontro aconteceu no dia 28 de junho, no Teatro Nair Bello, e contou com a presença da professora Maria Cristina Bezerra, da UFSCar, que presidiu o encontro e deu as primeiras orientações sobre as atividades a serem realizadas pelos coordenadores durante o curso.

A previsão do término do curso de pós-graduação é para o mês de dezembro.

 

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Wagner Morente

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Educação abre inscrições para cursinho Colmeia

A Prefeitura de Limeira, através da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira, 7 de julho, às inscrições para o cursinho pré-vestibular Colmeia. Os interessados têm até dia 25 de julho para se inscrever no site da prefeitura e devem realizar entrevista com assistente social da secretaria para apresentar os documentos necessários.

O candidato deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio, não possuir graduação, morar em Limeira e possuir renda per capita de 1,5 salário-mínimo vigente. É preciso apresentar o requerimento de inscrição (adquirido no site da prefeitura), cópia de RG, CPF, histórico escolar com certificado de conclusão do ensino médio, declaração de que não possui graduação (pode ser assinado no momento da entrevista) e documentos de todos que residem na casa do indivíduo (RG, CPF e declaração de situação de trabalho).

O Colmeia é uma parceria entre a Prefeitura de Limeira e a Unicamp. As aulas começam no dia 4 de agosto e são realizadas no Centro Comunitário do Jd. Morro Azul no período da tarde, entre 13h e 17h, e noite, entre 19h e 22h.

Alessandra Postali – Estagiária de Jornalismo

Alunos colhem alimentos cultivados pelo projeto Horta Educativa

Os alunos do projeto Horta Educativa, realizado na Escola Municipal Aracy Nogueira Guimarães, realizaram mais uma colheita dos alimentos. A conselheira do Fundo Social de Solidariedade, Denise Vinco Lima, acompanhou a colheita realizada pelos alunos dos 3º, 4º, 5º anos. A colheita aconteceu no início da semana passada, 24 de junho. Os alunos colheram alfaces, rúculas, cenouras e beterrabas. Todo alimento colhido foi preparado e degustado pelos alunos que fizeram uma salada para o almoço.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

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Alunos realizam pesquisa sobre o sal e visitam galpão da merenda

A Prefeitura de Limeira proporcionou aos alunos do 3º ano da escola Professor Noedir Tadeu Santini uma visita ao galpão da merenda escolar de Limeira, que ocorreu quarta-feira, 25 de junho, e teve o objetivo de mostrar como funciona o sistema de recebimento e distribuição de alimentos para as escolas.

As crianças também participaram do preparo de uma torta de legumes, demonstrando a importância dao consumo consciente de sal e de alimentos saudáveis, que foram objetos de pesquisa em sala de aula.

De acordo com a professora da escola, Maria Stela Brasileiro Nato Souto, o projeto sobre a origem do sal e a importância e o uso correto do produto nos alimentos está inserido na disciplina de ciência.

“Fizemos pesquisas com os alunos sobre a origem e o consumo do sal, destacando as doenças que podem se desencadear quando fazemos o uso exagerado de sal. Isso despertou um interesse muito grande nas crianças, principalmente porque o sal deve ser consumido com moderação”, declarou.

Para a conscientização sobre doenças que podem ser prevenidas com o uso moderado do sal, os alunos recortaram rótulos das embalagens dos alimentos e ainda fizeram leituras individuais na sala de aula. “Eles tiveram também uma palestra com a nutricionista e conheceram o barracão da merenda. A participação de cada aluno foi intensa, principalmente com a pesquisa”, falou a professora.

 MAR MORTO

Outro assunto da pesquisa foi o Mar Morto, onde há maior concentração de sal. Segundo a professora, os alunos ficaram intrigados ao descobrir que com tanta quantidade de sal no mar é possível que as pessoas não afundem na água.

Um aluno da turma, Guilherme Queiroz Bonfim, conheceu o mar pela primeira vez enquanto desenvolvia a pesquisa e disse que ficou surpreso com tanta água e sal. “A água estava muito gelada e tinha muito sal. Minha mãe pegou uma garrafa e encheu com água do mar para eu levar na escola.”

Com a água do mar levada por Guilherme, a professora relatou que foi possível fazer uma nova experiência. “Os alunos observaram a evaporação da água e a quantidade de sal que se formou. Eles ficaram encantados com o processo”, afirmou.

A professora frisou que a pesquisa foi bem ampla sobre o sal e os alunos puderam aprender bastante.

Jornalista: Vanessa Ferreira

Créditos: Divulgação

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